Chuvas: Defesa Civil alerta sobre os perigos das chuvas

A Operação Verão 2003 / 2004 já registra números significativos desde o lançamento

sex, 06/02/2004 - 20h21 | Do Portal do Governo

Até o momento, 98 municípios foram atingidos, houve 39 feridos, 29 mortes, 3.702 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 15.000 foram afetadas pelas fortes chuvas típicas do período de verão.

O Centro de Gerenciamento de Emergências – CGE da Defesa Civil estadual continua atento, monitorando a possibilidade de eventos extremos, e apesar da tendência de diminuição das chuvas para os próximos dias, alerta para o perigo que as tempestades de final de tarde representam, pois podem trazer chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, granizo e raios, orientando a população para evitar transitar ou enfrentar, a pé ou de carro, locais alagados ou ruas inundadas, pois debaixo da água podem surgir verdadeiras armadilhas, como bueiros abertos ou buracos. Lembra sobre o perigo de se expor aos raios, aconselhando evitar locais altos, descampados ou encharcados, abrigos isolados (como árvores e quiosques), veículos pequenos (como bicicletas, motocicletas ou animais) e não portar objetos metálicos, pontiagudos ou aparelhos eletrônicos.

Outro alerta é para o elevado potencial para ocorrência de deslizamentos, em razão do solo permanecer ainda muito encharcado.

Chuvas muito fortes ou prolongadas podem desestabilizar o solo e causar desabamentos ou deslizamentos, o que pode ser evitado se as pessoas observarem sinais ou avisos como inclinação de árvores ou postes, trincas ou rachaduras nas casas ou no solo, portas ou janelas que ficam mais difíceis de abrir, afloramento de rochas ou grande quantidade de barro que começa a correr no chão, com a água da chuva.

Em caso de dúvida ou perigo, recomenda-se sair imediatamente da encosta e não enfrentar locais inundados, solicitando auxílio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar por meio dos telefones 199, 193 ou 190, respectivamente.
Informações e dicas sobre segurança durante o verão podem ser encontradas na página da Defesa Civil da internet, www.defesacivil.sp.gov.br