Cetesb: Programa de Produção Mais Limpa é apresentado às indústrias em Campinas

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 27

qua, 27/11/2002 - 9h09 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), apresenta às 9 horas desta quarta-feira, dia 27, em Campinas, o Programa de Produção Mais Limpa.

O evento é dirigido aos representantes das indústrias do setor têxtil da região e visa orientá-los na redução de poluentes em suas fontes de produção, bem como evitar os desperdícios de água, energia, produtos químicos e outras matérias-primas, dentro do processo industrial.

O encontro será realizado no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Campinas), localizado na rua Padre Camargo Lacerda, 37, no Bairro Bonfim.

O Programa de Produção Mais Limpa teve sua fase experimental efetivada, com êxito, nas empresas do setor têxtil Cermatex, de Santa Bárbara D`Oeste, e Santista, de Americana, assim como em empresas do ramo de bijuterias, da região de Limeira.

Segundo Elza Onishi Bastian, coordenadora do Programa de Produção Mais Limpa pela Cetesb, as experiências desenvolvidas mostraram, entre outros ganhos observados, reduções no consumo de água, de até 15%, e de energia elétrica, em torno de 8%.

Depois de Campinas, a meta da ABIT é apresentar o projeto para as empresas têxteis da Capital e Região Metropolitana, objetivando ampliá-lo para todo o setor no Estado de São Paulo.