Cetesb: Novas técnicas de monitoramento de dragagem são repassadas aos técnicos

Esses dados estão sendo fornecidos pelo biólogo americano Mark Reiss

qui, 09/12/2004 - 15h29 | Do Portal do Governo

A equipe do Departamento de Tecnologia de Águas Superficiais e Efluentes Líquidos – EE está recebendo repasse de informações técnicas sobre gerenciamento de dragagem, incluindo a própria operação de dragagem, monitoramento ambiental e disposição final dos sedimentos. Esses dados estão sendo fornecidos pelo biólogo americano Mark Reiss, que está realizando uma visita técnica à CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiente no período de 6 a 10 de dezembro.

Reiss trabalha na EPA – Environmental Protection Agency, agência ambiental norte-americana, onde já conduziu inúmeros casos de dragagem em importantes portos dos Estados Unidos nos últimos anos.

O destaque técnico está relacionado, principalmente, às novas formas de acompanhamento da qualidade de sedimentos nos locais de disposição, que vêm sendo adotadas pela EPA. O uso de câmeras, que mostram as camadas de deposição, o acompanhamento das operações por meio de computadores e GPS (sistema de posicionamento global), entre outros recursos, são aspectos importantes na avaliação da qualidade ambiental que estão sendo adotadas pela agência.

‘A troca de informações entre a CETESB e a EPA tem a finalidade de aprimorar e consubstanciar as ações de monitoramento e fiscalização na dragagem do Porto de Santos. Nossas reuniões técnicas têm ocorrido nesse sentido, pois a licença já foi concedida à CODESP e, portanto, as avaliações ao longo do processo, como preconiza a Resolução CONAMA 344/04, serão reavaliadas pelo órgão ambiental competente, no caso a CETESB. Isso se deve ao caso específico do monitoramento do local de disposição e da área de influência da dragagem, que poderão ser reavaliados ao longo da execução do projeto de dragagem’, informou Eduardo Mazzolenis, gerente do EE.

Reiss mostrou, dentre outros aspectos, a necessidade de acompanhar os efeitos da toxicidade resultantes da disposição de sedimentos no ambiente marinho, alterações na qualidade ambiental de maneira geral. Destacou, também, a importância na fiscalização das atividades de dragagem, principalmente durante a retirada dos materiais dragados, o acompanhamento do trajeto das dragas e a identificação exata da posição do lançamento dos materiais.

Cris Olivette, Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

M.J.