Cetesb: Empresa inaugura central de monitoramento e estação telemétrica em Cubatão

Evento será nesta terça-feira, dia 28

sex, 24/09/2004 - 18h55 | Do Portal do Governo

O Programa de Controle da Poluição em Cubatão, implantado em 1983, pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ganha um novo impulso com a instalação da Central de Monitoramento
‘On Line’ e da Estação Telemétrica de Monitoramento do Ar no Vale do Mogi, que serão inaugurados na terça-feira, dia 28, a partir das 9h30 horas, pelo presidente da agência ambiental, Rubens Lara.

Com estes dois novos recursos tecnológicos, a Cetesb vai refinar o controle sobre as 23 indústrias do Pólo Petroquímico de Cubatão, com o aperfeiçoamento do monitoramento das emissões de poluentes atmosféricos. A Central de Monitoramento ‘On Line’, construída pela Petrobras dentro de um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental – TAC, firmado entre a estatal, Cetesb e Ministério Público, está localizada na Agência Ambiental de Cubatão, à Rua Salgado Filho, 353, Jardim Costa e Silva.

O monitoramento ‘on line’ terá início na Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), para medir as emissões de material particulado (MP) na Unidade de Coqueria, e na Refinaria Presidente Bernardes da Petrobras, para medir as emissões de MP e monóxido de carbono (CO) na Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido, dióxido de enxofre (SO2) na Unidade de Recuperação de Enxofre e teor de enxofre total no sistema de queima de gás combustível.

O monitoramento será estendido, em 2007, para a Unidade de Nitrato de Amônio da Ultrafértil, para o acompanhamento das emissões de MP e amônia. O objetivo é fazer com que todas as fontes significativas de poluição do ar do pólo petroquímico sejam monitoradas ‘on line’ e de forma ininterrupta por meio de sensores instalados nas fontes de emissão dos poluentes gasos, que remeterão as informações instantaneamente à Central de Monitoramento da Cetesb.

Estação Telemétrica

Com a instalação da Estação Telemétrica do Vale do Mogi, construída pela Cosipa, também exigência de um TAC firmado com a agência ambiental, a Cetesb passa a dispor de informações mais abrangentes sobre a qualidade do ar no Município de Cubatão. A nova estação, localizada no Vale do Rio Mogi, vai gerar dados de uma área próxima à encosta da Serra do Mar, proporcionando informações diversas das que são produzidas pelas estações Vila Parisi, situada junto às indústrias, e Centro, na área urbana da cidade.

A estação que está sendo inaugurada vai medir, além dos parâmetros avaliados pelas demais estações da Rede Telemétrica da Cetesb, também poluentes como fluoretos, radiação solar e BTX (benzeno, tolueno e xileno). Desta maneira, a agência ambiental passa a contar com 23 estações telemétricas fixas na Região Metropolitana de São Paulo, três em Cubatão e uma em Campinas, Paulínia, Sorocaba e São José dos Campos, além das estações móveis instaladas em Jaú e Ribeirão Preto.

Essas estações avaliam as concentrações atmosféricas de monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, ozônio e material particulado, além da temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventosos.

Os monitores da Estação Telemétrica do Vale do Mogi passarão por uma fase de testes e calibragem por um período de cerca de um mês. Somente após a comprovação da confiabilidade dos resultados amostrados, principalmente dos novos parâmetros, é que os dados passarão a ser divulgados por meio do Boletim de Qualidade do Ar elaborado diariamente pela Cetesb e encaminhado para os órgãos de imprensa, prefeituras e órgãos da área da saúde.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/ L.S.