Cetesb e indústrias de Limeira fazem parceria para ampliar Programa de Produção Mais Limpa

Iniciativa é voltada à indústria de bijuterias do município

qui, 21/11/2002 - 20h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, assina nesta sexta-feira, dia 22, um protocolo de cooperação técnica com a Associação Limeirense de Jóias (ALJ), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)/Regional de Limeira e o Sindicato da Indústria de Joalheira, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo (Sindijóias).

O acordo – que será firmado, às 11h, na sede da TRW Automotive Ltda (Av. Dr. Hipólito Pinto Ribeiro, 616) – visa ampliar o Programa de Produção Mais Limpa junto às indústrias de bijuterias do município de Limeira.

O programa tem como origem o Projeto Piloto de Prevenção à Poluição, desenvolvido pela agência ambiental paulista entre 1998 a 2000, com a participação voluntária de cinco indústrias de bijuterias.

Elas apresentaram, entre outros resultados favoráveis, a redução de 44% no consumo de água da rede pública e a redução do uso de compostos à base de cianeto de sódio (composto químico utilizado no processo industrial).

Com a assinatura do protocolo, a finalidade agora, é tentar envolver e repassar as vantagens e ganhos ambientais ao maior número possível de indústrias da ALJ, CIESP e SINDIJÓIAS. Essas entidades mantêm cerca de 200 empresas associadas.

Durante o evento, que contará com a presença do presidente da Cetesb, Fernando Rei, serão distribuídos CDs com os manuais ambientais, produzidos a partir das experiências observadas no projeto piloto.

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

G.L.