Cetesb: Curso sobre mudanças climáticas reúne participantes de sete Estados

Treinamento faz parte da agenda dos 49 cursos abertos programados para o ano de 2005

qua, 21/09/2005 - 19h22 | Do Portal do Governo

As questões relativas a mudanças climáticas, mecanismo de desenvolvimento limpo e créditos de carbono despertam grande interesse, tanto no meio científico como no empresarial. Isto explica a presença de 30 alunos de sete Estados, além de São Paulo, no curso “Mudanças Climáticas, Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Mercado de Créditos de Carbono”, que a Companhia de Tecnologia de Saneamento (CETESB) ambiental realizou de 13 a 16 de setembro, em sua sede.

Com uma carga de 32 horas de aulas, os participantes ouviram as exposições de 16 professores convidados que discorreram sobre os diversos aspectos relacionados ao tema, superando as expectativas dos alunos. Segundo Ewerson Duarte da Costa, advogado da Pró-Natura Internacional, de Mato Grosso, um dos pontos positivos o curso é a atualidade dos dados apresentados. “O curso ocorre em tempo real”, disse.

Para o gerente da Divisão de Questões Globais da CETESB, engenheiro João Wagner Alves, coordenador do curso, “os projetos elaborados e discutidos no último dia do curso demonstram o aproveitamento e amadurecimento alcançados pelos alunos”. A engenheira Dione Pradella, também coordenadora do curso, ressalta que os elogios ganham peso pelo fato de alguns dos participantes terem estado presentes em outros eventos, de igual importância, como a 17ª Reunião do Conselho Executivo da ONU, em Bonn, reunião da Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas, em Brasília, e do lançamento do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (15/9).

No terceiro dia de aula, os participantes receberam a visita do secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, que relatou suas experiências e apontou a preocupação dos países com a questão das mudanças climáticas globais, o que, segundo ressaltou, ocorre desde 1950.

De acordo com Goldemberg, “o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto deverá ser uma das bases de negociação para o restabelecimento de metas pelos países de todo o mundo”. Ele falou também da proposta elaborada pelo Brasil para a criação de um Fundo de Desenvolvimento Limpo, culminando no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

O presidente da CETESB, Rubens Lara, e os diretores Otávio Okano, de Controle de Poluição Ambiental, e Alaôr Lineu Ferreira, de Gestão Corporativa, também foram prestigiar os profissionais presentes no último dia do curso, quando reafirmaram o comprometimento da companhia com o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo, lembrando que a Divisão de Questões Globais foi criada há dez anos para tratar das ações de mitigação do aquecimento do planeta.

O treinamento, que faz parte da agenda dos 49 cursos abertos programados para o ano de 2005, foi organizado pelo Setor de Transferência de Conhecimento – ARDT.