Cetesb: Companhia e Petrobras assinam acordo para desenvolver trabalhos conjuntos

Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 13

qua, 14/12/2005 - 11h37 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, desenvolvido pela Petrobras, iniciaram na tarde desta terça-feira, dia 13, uma parceria que deverá potencializar os benefícios ambientais gerados pelas duas entidades. O Protocolo de Intenções foi assinado pelo presidente da Cetesb, Rubens Lara, e pelo secretário-executivo do CONPET, Kazuo Sato.

A idéia de realizar essa parceria surgiu, coincidentemente, na mesma época entre os técnicos dos dois órgãos. O CONPET realiza há vários anos o Projeto Economizar e atua, principalmente, na capacitação de frotas para a aplicação de medidas de economia de combustível, já tendo obtido uma redução de 3,6% no consumo de óleo diesel no país, o que representa 13 dias de consumo. Ao mesmo tempo, a CETESB também realiza atividades preventivas de orientação de frotistas, que implicam redução do consumo e das emissões de poluentes dos veículos. Desta maneira, a realização dessa parceria foi concebida como forma de somar os interesses comuns aos dois órgãos.

A cooperação iniciada hoje inclui o desenvolvimento de trabalhos e campanhas no campo da prevenção à poluição e eficiência energética, transferência mútua de dados, informações e conhecimentos no campo da qualidade do ar, controle das emissões veiculares, qualidade ambiental dos combustíveis, bem como o desenvolvimento de estudos e pesquisa aplicada.

Também serão elaborados materiais didáticos a serem usados em cursos, palestras, treinamentos e ‘workshops’, além da distribuição de folhetos, adesivos, material promocional de práticas de economia de combustível, regulagem e manutenção de veículos e controle das emissões.

Os técnicos irão desenvolver metodologias para a medição e inspeção das emissões veiculares e para o levantamento do consumo e quilometragem média anual nos diferentes nichos do transporte de carga e de passageiros, para a produção de um inventário de emissões. Esse trabalho poderá servir, ainda, como subsídio à regulamentação de aspectos relacionados com a eficiência energética veicular e a qualidade ambiental dos combustíveis.

O Protocolo de Intenções que estabelece esta parceria tem prazo de vinte e quatro meses, podendo ser prorrogado por acordo das partes.

Cris Olivette, Assessoria de Imprensa da Cetesb

M.J.