Cesta Básica: Fundação Procon-SP constata queda de 0,07%

O preço médio, que era de R$ 207,36, passou para R$ 207,22

seg, 17/02/2003 - 16h26 | Do Portal do Governo

De 14 para 17 de fevereiro, a Cesta Básica do paulistano apresentou queda de 0,07%, conforme pesquisa diária realizada pela Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo.

O preço médio, que era de R$ 207,36, passou para R$ 207,22. O grupo Alimentação apresentou variação de -0,01%, Limpeza, 0,20% e Higiene Pessoal, -0,87%.

No mês, a Cesta variou 0,60% (base 31/01/2003), e nos últimos 30 dias, -0,38% (base 17/01/2003). No ano, a Cesta variou -0,57%, Alimentação, -0,88%; Limpeza, -1,85% e Higiene, 3,72% (base 27/12/2002), e nos últimos 12 meses, 31,11%, Alimentação, 36,75%, Limpeza, 4,53% e Higiene, 19,04% (base 15/02/2002).

A variação no Plano Real é de 94,76% (base 30/06/1994). O custo mínimo da Cesta Básica é de R$ 144,13 e o máximo R$ 279,17, revelando diferença de 94%.

Dos 68 itens pesquisados 32 tiveram alta, 20 baixaram de preço e 16 permaneceram estáveis.

Os maiores aumentos registrados foram:
– Sabão em Pó Omo Multi Ação: 2,93%*;
– Salsicha Avulsa: 2,33%;
– Papel Higiênico Fino Branco Gardênia: 2,19%*.

As maiores quedas foram:
– Lingüiça Fresca: -2,96%;
– Queijo Muzzarela Fatiado: -2,74%;
– Carne de 2ª s/ Osso Acém: -2,41%*.

Entre os produtos cotados, os que apresentaram o maior número de remarcações, para mais, foram:
– Salsicha Avulsa: 21%;
– Batata: 20%;
– Macarrão com Ovos: 20%;

Já as remarcações, para menos, foram constatadas nos seguintes itens:
– Feijão Carioquinha: 23%
– Lingüiça Fresca: 21%
– Papel Higiênico Fino Branco: 19%.

A coleta do Procon/Dieese que abrange 70 supermercados nas 5 regiões da cidade, constatou que não havia em 6%, Biscoito Maizena, em 3%, Farinha de Mandioca, e em 3% Ovos Brancos.

* Estas variações referem-se à marca e/ou ao tipo especificado; já a variação total do produto considera a média dos preços mínimos praticados nos supermercados pesquisados, independente de marca ou tipo.

C.A