Cesp comemora seus 35 anos com exposição iconográfica

Mostra começa na Capital e depois vai para o Interior do Estado

qua, 30/01/2002 - 19h34 | Do Portal do Governo

Uma exposição iconográfica histórica sobre a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que completou 35 anos de atividade em dezembro último, poderá ser vista a partir da tarde desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, na estação República do Metrô. Entre os dias 2 e 28, o público poderá conferir o trabalho das 5h à meia-noite.

A mostra resgata imagens e fatos do começo do século XIX, início da eletrificação no Brasil, chegando até os dias atuais. Também exibe a evolução do patrimônio técnico da Cesp e a grande influência da empresa no desenvolvimento do Brasil e do Estado de São Paulo.

São 16 painéis que trazem fotografias dos séculos XIX e XX; recortes de jornais; charges e anúncios publicitários de época; histórias de personagens e personalidades ligadas ao setor elétrico; mapas e literatura nacional. A organização foi feita pela Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo (FPHESP).

Entre as mais de oitenta imagens, destacam-se uma foto da inauguração da Usina Hidrelétrica do Corumbataí, na cidade de Rio Claro (SP) em 1900; um selo postal de 1958 relativo à Usina Lucas Nogueira Garcez (Salto Grande); e um pergaminho comemorativo do início das obras civis da Usina Ilha Solteira em 1965.

No dia 30, a exposição vai para o andar térreo do Conjunto Nacional, das 10h às 22 horas. O endereço é Av. Paulista, 2.073.

A partir de março, a mostra será montada em Paraibuna, Ilha Solteira, Presidente Epitácio e Rosana, municípios no interior do Estado onde existem áreas de influência direta das usinas da Cesp. Em cada cidade, a permanência da exposição será de um a dois meses.

A Cesp hoje é a maior geradora de energia do estado de São Paulo, e a terceira maior do País. Tem 7.125,3 megawatts (MW) de potência instalada, distribuídos por seis grandes usinas hidrelétricas.

São elas: Ilha Solteira, com 3.440 MW, Engenheiro Souza Dias (Jupiá), com 1.551,20 MW e Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), com 1.210 MW, as três no rio Paraná; Três Irmãos, com 807,5 MW, no rio Tietê; Paraibuna, com 85 MW, no rio Paraibuna, e Jaguari, com 27,6 MW, no rio Jaguari.