Certificado: Sabesp obtém certificação ISO 14001 em Salesópolis

A certificação é inédita para a Sabesp e para o Brasil, enquanto sistema de tratamento de esgotos domésticos

ter, 01/10/2002 - 20h31 | Do Portal do Governo

O sistema de tratamento de esgotos da Sabesp no município de Salesópolis, munícipio localizado a 100 km da capital, recebeu no último dia 16 uma recomendação inédita tanto para a empresa como para o país nesse setor. Trata-se da certificação ISO 14001 para a estação de tratamento de esgotos do Distrito de Remédios e sua estação elevatória.

A certificação é inédita para a Sabesp e para o Brasil, enquanto sistema de tratamento de esgotos domésticos, e traz para a empresa o reconhecimento da prática de um Sistema de Gestão Ambiental eficiente, que tem como Política Ambiental um processo de melhorias contínuas, garantindo o atendimento à legislação com viabilidade técnica e econômica, a prevenção de acidentes e impactos ambientais e ações de educação na busca pelo desenvolvimento sustentável.

O município de Salesópolis foi eleito como pioneiro neste importante marco para a Sabesp por pertencer a uma região estratégica para o abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo.

As Áreas de Proteção aos Mananciais (APM) abrigam em seu território a nascente do Rio Tietê e as represas de Ponte Nova e Paraitinga, pertencentes ao Sistema Produtor Alto Tietê, que atende à 11% da população da Região Metropolitana com água tratada.

Numa época de grandes discussões sobre a necessidade de mudanças nos padrões de produção, consumo e gestão do meio ambiente, a Sabesp avança mais um passo no cumprimento da sua missão de atender às necessidades de saneamento ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e considera esta certificação um marco a ser disseminado para todo o setor de saneamento ambiental do país.