Certificado: Sabesp é indicada para receber certificação ISO 14001

Esta modalidade de certificação é inédita no Brasil

qui, 10/10/2002 - 18h01 | Do Portal do Governo

Depois da ISO 9002 nos laboratórios da Região Metropolitana de São Paulo e da ISO Guide 25, no município de Franca, a Sabesp prepara-se, agora, para receber uma nova certificação: a ISO 14001.

A recomendação foi atribuída à Empresa no dia 16 de setembro, e a entrega do certificado depende apenas de data a ser escolhida pela SGS, certificadora multinacional, com sede na Suíça.

Esta modalidade de certificação é inédita no Brasil, uma vez que a ISO 14001 não representa apenas o reconhecimento para sistemas de gestão de qualidade, como a ISO 9000.

Desta vez, a norma define critérios para implantação de um sistema de gestão ambiental e será conferida ao processo de tratamento de efluentes domésticos da estação do distrito de Remédios, pertencente ao município de Salesópolis.

A ETE Remédios, inaugurada em janeiro deste ano, é a única na América Latina que utiliza o tratamento de esgotos através de lagoa de evaporação, com infiltração do efluente tratado no solo.

De acordo com a norma ISO 14000, a empresa deve manter um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que garanta o atendimento integral a toda legislação ambiental vigente no País, o conhecimento de todos os aspectos e impactos ambientais sobre o escopo (área/instalações) da certificação, além de um programa de gestão ambiental, que inclua planos de ação para redução dos impactos existentes ou previsto.

A implantação do SGA inicia-se com a definição de uma Política Ambiental, seguida de objetivos e metas que formarão o programa de gestão. Sua estrutura operacional é estabelecida através de procedimentos e instruções de trabalho que tratam dos processos de: treinamento, comunicação, controle de documentos, controle operacional, emergências, ações corretivas e preventivas, monitoramento e medição, não-conformidades, auditoria e análise crítica pela Alta Administração.

Salesópolis

Para a Sabesp, o município de Salesópolis, localizado a 100 km da Capital, representa um ponto estratégico para o abastecimento público de parte da Região Metropolitana de São Paulo.

Considerado área de proteção de manancial, o município abriga em seu território a nascente do rio Tietê e as represas Ponte Nova e Paraitinga, que formam o sistema Alto Tietê, responsável pela produção de 11% do volume total de água de toda a RMSP.

O pioneirismo da certificação confere mais uma vez à Sabesp um posicionamento singular entre as empresas de saneamento do Brasil.