Cerimônia de premiação encerra Jogos Regionais dos Idosos na Capital

Atletas de 57 grupos de terceira idade participaram da competição, que começou na sexta-feira

dom, 13/06/2004 - 13h31 | Do Portal do Governo

‘Não podemos ser fracos e envelhecidos, mas idosos fortes, cheios de vaidade. Passamos pelo tempo sem sermos vencidos e vencemos o tempo com dignidade’. Recitando esse trecho do poema escrito por ela para os Jogos Regionais dos Idosos- Jori 2004, dona Alcidez Mistroni Ponties, de 88 anos, dava o seu recado na cerimônia de encerramento e premiação da competição, realizada neste domingo no ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, Zona Sul da Capital.

Viúva desde 1994 e há 20 anos freqüentando o Grupo de Idosos Fortaleza, na Lapa, ela participou das provas de atletismo, na sexta, dia 11, abertura do Jori, e de natação, no sábado, dia 12. ‘Não consegui completar as provas porque faltou fôlego’, declarava rindo dona Alcides, para em seguida emendar: ‘no Carnaval deste ano eu desfilei três vezes, no Anhembi, e fui até o final. Pena que nos jogos eu fiquei devendo, mas vou melhorar’.

Ela faz questão de dizer que dirige o Grupo Fortaleza, formado por 35 idosos, que é ligado a Associação dos Grupos de Idosos da Região Oeste da Capital (Agiro). Segundo Maria Conceição Santello Ferreira, de 83 anos, que coordena a Agiro, mais de mil pessoas participam dos 17 grupos em atividade na região Oeste.

O Jori reuniu 1439 atletas com mais de 60 anos, nos três dias de competição, em provas de atletismo, dominó, dama, truco, buraco, bocha, malha, voleibol, natação, dança de salão e coreografia. Participam 57 grupos de idosos das Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da Cidade de São Paulo, nas provas realizadas no Ginário Mauro Pinheiro e Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, Zona Sul, na Associação Portuguesa dos Desportos, no Canindé, Clube de Malha da Vila Arcádia, na Freguesia do Ó, Zona Norte, e Conjunto Desportivo Baby Barioni, em Perdizes, Zona Oeste. Muitos atletas participaram de mais de uma modalidade.

Edméia Messias Fonseca, de 60 anos, moradora do bairro A.E. Carvalho, Zona Leste da Capital, estava muito feliz porque conseguiu vencer a final da modalidade buraco, junto com a parceira Gecir de Oliveira Lamessa, de 66 anos. Ela afirma que vencer é muito bom, mas tem coisas muito mais importantes que conseguiu desde que passou a freqüentar o Grupo da Melhor Idade do A.E. Carvalho. ‘Eu fiz novas amizades, tenho me divertido muito, passeado, além de ter aprendido muita coisa com as outras colegas. Chorei muito com elas, trocando confidências, desabafando. Isso é muito bom. Parece uma terapia em grupo’.

Magali Silva, coordenadora do Jori, destaca a importância dos jogos promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, em parceria com a Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, há oito anos no Estado. ‘O objetivo é tirar os idosos de casa, valorizá-los, fazer com que as famílias e a sociedade passem a olhar para eles com mais respeito.’ Ela disse que algumas pessoas lhe procuraram para agradecer porque conseguirem fazer novas amizades durante a competição realizada pela primeira vez na Capital.

Na cidade de São Paulo, a população idosa, com 60 anos ou mais, é formada por 1.063.129 pessoas. Deste total, 634.289 são mulheres. Maria Conceição Santello Ferreira, da Agiro, informa que as mulheres são maioria também nos grupos de idosos. ‘Mais de 90% são mulheres. Os homens são mais fechados e têm receio de participar’.

Este ano o Jori já foi sediado nos seguintes municípios: Tupi Paulista (região de Adamantina, Andradina e Araçatuba), Santos (Santos, Vale do Ribeira e Grande São Paulo), Serra Negra (São João da Boa Vista, e Piracicaba), Votuporanga (Jales e São José do Rio Preto), Descalvado (Ribeirão Preto, Araraquara e Franca) e Dois Córregos (Itapetininga, Bauru e Marília).

Em todos os municípios, o evento é realizado em três dias. A etapa final será realizada no dia 25 deste mês no Guarujá. Os três primeiros colocados em cada modalidade garantem vaga nos Jogos Estaduais dos Idosos.

André Muniz