Cerca de 400 mil idosos devem tomar a vacina contra a gripe até o dia 10

Regiões de Bauru, Piracicaba, Campinas e da Grande São Paulo, incluindo a Capital, foram as que tiveram menor cobertura vacinal

ter, 30/04/2002 - 12h31 | Do Portal do Governo

Cerca de 400 mil pessoas com idade a partir de 60 anos devem tomar a vacina contra a gripe até o próximo dia 10 de maio para que São Paulo alcance a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é a de imunizar, no mínimo, 70% dos idosos. Desde que foi iniciada a campanha no dia 13 de abril, até a última sexta-feira, quando seria encerrada, foram aplicadas 2,04 milhões de doses da vacina em todo o Estado, ou seja, o correspondente a 60% da população nessa faixa etária.

As regiões que tiveram os mais baixos índices de cobertura vacinal foram Bauru e Piracicaba, com 50% de procura; Campinas, com 61%; e Região da Grande São Paulo, incluindo a Capital, que alcançou a média de 62% de vacinação. O pior desempenho da Região Metropolitana foi verificado no município de Santo André, que vacinou 51% dos idosos. As regiões de Franco da Rocha (92%), Franca (73%) e Araçatuba (70%) já alcançaram suas metas, porém, as doses restantes serão mantidas nas unidades de saúde até o final dos estoques.

As pessoas com idade entre 60 e 64 anos foram as que menos procuraram pela vacina. Até sexta-feira, 51% da população nessa faixa etária havia sido imunizada. Já o percentual de cobertura em idosos com mais de 65 anos chegou a 64%.

A gripe pode se tornar doença grave quando atinge o idoso, já que é passível de complicações como a pneumonia. O objetivo da campanha é reduzir a ocorrência de internações e mortes ocasionadas pela doença. O outono é a melhor época do ano para tomar a vacina, porque já deixa as pessoas protegidas para a fase em que o vírus da influenza tem maior circulação, que é no inverno.

Cíntia Cury