Cerca de 40 mil professores do ensino fundamental poderão obter diploma de Pedagogia

Programa Pedagogia Cidadã é uma antecipação do Governo paulista às exigências da LDB da Educação

sex, 21/06/2002 - 17h57 | Do Portal do Governo


As universidade públicas do Estado de São Paulo Unesp e Unicamp vão oferecer formação superior aos professores de Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal em atividade e que ainda não possuem diploma. Nesta sexta-feira, dia 21, durante encontro com reitores de universidades no Palácio dos Bandeirantes, a Unesp assinou protocolos de intenções com 136 municípios para implantação do programa Pedagogia Cidadã em todo o Estado. Já a Unicamp vai oferecer 400 vagas do programa aos professores de educação municipal da região metropolitana de Campinas.

Lançado pelo Governo paulista no ano passado, o Pedagogia Cidadã tem como objetivo se antecipar na adequação às exigências da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina o diploma para todos os professores do Ensino Fundamental, até 2007, para o exercício do magistério.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, em 2001, o Estado ofereceu a todos os professores do Ensino Fundamental da rede pública estadual a possibilidade de acesso ao curso universitário de pedagogia, custeado pelo Governo paulista, nas universidades estaduais e também na Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Nesta sexta-feira, foram celebrados convênios, no valor de R$ 17 milhões, que serão repassados à Unesp para o programa Pedagogia Cidadã. ‘Estamos expandindo o programa a 136 municípios parceiros. Quando eu viajava pelo interior, os professores municipais vinham nos procurar querendo, na rede municipal, o mesmo que foi feito para os professores do Estado: a possibilidade de ter diploma universitário’, destacou.

A Unesp terá capacidade para formar 40 mil professores até 2007, ou seja, poderá atender toda a demanda do Estado de São Paulo. O primeiro processo seletivo de natureza classificatória será realizado no próximo mês de agosto, com início de aulas em setembro. Haverá abertura de novas turmas nos anos subseqüentes. A primeira turma deve receber o diploma no ano de 2004.

De acordo com o reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, até agora, cerca de nove mil professores dos 136 municípios que assinaram o protocolo de intenções nesta sexta-feira, já fizeram a pré-inscrição no programa.

Os cursos do Pedagogia Cidadã terão duração de seis semestres, com um total de 3,2 mil horas, divididas em quatro horas de aula diárias, além de um sábado por mês.

Cíntia Cury