Cepam: Treinamento para o Programa Interior na Praia mobiliza monitores

Participaram do primeiro dia do evento 111 monitores de 65 municípios

ter, 23/12/2003 - 19h02 | Do Portal do Governo

O treinamento dos monitores que participarão do Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia foi realizado ontem e hoje, dias 22 e 23, no Cepam. Estiveram presentes no primeiro dia 111 monitores de 65 municípios.

Os preparativos para a viagem como a arrumação de pertences básicos para as crianças, seleção de monitores, paradas organizadas durante a viagem e o perfil da criança de 9 a 11 anos de idade foram as principais questões abordadas, tudo para garantir a segurança das crianças.

Com relação ao monitor, que deve preferencialmente ser conhecido das crianças e de seus pais, o programa é bem rígido. Cada monitor cuida de 10 crianças, não podendo de forma alguma levar acompanhantes, estando disponível para as crianças durante todo o tempo.

Sanenari Oshiro, assessor especial da Secretaria de Segurança Pública, esteve presente no treinamento expondo o esquema de segurança que será implantado durante o programa.

No início da viagem, o ônibus será escoltado pela polícia rodoviária desde a escola até o primeiro posto policial da estrada, daí para frente os postos policiais farão o monitoramento e ao passarem pelo posto rodoviário mais próximo da cidade hospedeira, nova escolta acompanhará as crianças até o alojamento. Por este motivo, os ônibus deverão estar devidamente sinalizados com faixas que o identifiquem como parte do programa, além disso, o ônibus levará um policial militar que acompanhará as crianças durante toda a viagem.

Os monitores também foram alertados sobre como agir com as crianças para que as orientem na praia e nos passeios pela cidade, sempre usando boné, camiseta e crachá de identificação. Durante o banho de mar, além dos monitores também haverá bombeiros e salva vidas zelando pelos pequenos.

A palavra foi passada aos representantes dos municípios para troca de experiências, além dos novos monitores, manifestaram-se algumas pessoas que participaram do programa na década de 80, o que enriqueceu muito os debates.

Também foram discutidas as ações das Secretarias de Estado que contribuirão para o sucesso do programa e esclarecidas as dúvidas mais comuns entre os monitores e coordenadores que se mostraram muito animados com a volta do maior programa de turismo e educação realizado no estado de São Paulo.

Edna Aparecida Silva, do setor de administração da prefeitura de Natividade da Serra, participou da primeira versão do programa em 1988 e 1989. A cidade também foi hospedeira durante o Programa Redescobrindo o Interior. ‘A maior dúvida é com relação à infra-estrutura, que gera ansiedade, ninguém sabe direito como vai funcionar, mas tudo isso é normal. Estou muito feliz porque o programa acrescenta e enriquece não só às crianças, mas aos adultos que participam como monitores’ disse Edna Aparecida que também assegura que o prefeito de Natividade da Serra faz questão de receber as crianças do Programa Redescobrindo o Interior em julho de 2004.

Mais informações e fotos no site do Cepam: www.cepam.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa do Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Fundação Prefeito Faria Lima