Cepam: Crianças têm a oportunidade de conhecer o interior do Estado

Segunda etapa do programa Caravanas do Conhecimento leva as crianças do litoral e Grande São Paulo para conhecerem o interior do estado

seg, 12/07/2004 - 15h47 | Do Portal do Governo

Começou nesta segunda-feira, dia 12, a segunda etapa do programa Caravanas do Conhecimento, que leva as crianças do litoral e Grande São Paulo para conhecerem o interior do estado, durante o recesso escolar de julho dos dias 12 a 16 e 19 a 23. Todas as crianças participantes do programa nesta semana já estão a caminho de seus destinos.

As viagens têm início às segundas e terminam às sextas feiras. Cada caravana leva 40 crianças, sendo 20 meninas e 20 meninos. As escolas da Rede Oficial de Ensino são adaptadas para receber as crianças, aproveitando assim, as escolas que ficariam parcialmente ociosas nas férias escolares, proporcionando aos estudantes novas vivências que influenciam positivamente seu futuro.

As programações, montadas pelos municípios hospedeiros, já foram enviadas ao Cepam e além das atividades esportivas, culturais e educativas, as crianças visitarão engenhos para conhecerem a produção de garapa, melado, rapadura e açúcar, fazendas leiteiras, onde poderão ver como é a ordenha, pasteurização e embalagem do leite.

Hortas, pomares, apiários e industrialização do mel, granjas, olarias, pesqueiros, criações de gado, ovelhas e porcos e o processo de extração e industrialização da borracha nos seringais também são algumas das atividades previstas.

Serão 77 municípios hospedeiros e 26 visitantes em todo o estado, beneficiando 3.280 crianças de 9 a 11 anos de idade, alunos da rede pública de ensino, da Fundação Abrinq e da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

O programa promove o lazer conjugado à educação informal alternativa, seguindo o princípio do “aprender brincando”, deixando acontecer a educação fora da sala de aula.

Relançado este ano, o Programa Caravanas do Conhecimento é realizado em duas etapas. O Interior na Praia em janeiro e o Redescobrindo o Interior em julho.