Cepam: Crianças do Litoral e Grande São Paulo têm a oportunidade de conhecer o interior do Estado

Segunda etapa do programa Caravanas do Conhecimento será realizada durante os dias 12 a 16 e 19 a 23 de julho

qua, 07/07/2004 - 17h09 | Do Portal do Governo

Em janeiro, o Interior na Praia, levou 6.120 crianças de 133 municípios do interior para conhecerem o litoral paulista

Criado na década de 80, o Programa Caravanas do Conhecimento foi relançado este ano e em sua segunda etapa, Redescobrindo o Interior, possibilita aos alunos do litoral e da Grande São Paulo conhecerem a vida no campo, nas fazendas, na área rural e nas pequenas cidades do interior. Durante o recesso escolar, elas vão ver de perto como são produzidos os alimentos que conhecem expostos nas prateleiras dos mercados.

O programa permite que os alunos entrem em contato com as referências históricas do interior do estado, o relevo, a topografia, as vocações e dificuldades regionais, promovendo o lazer conjugado à educação informal alternativa, seguindo o princípio do “aprender brincando”, deixando acontecer a educação fora da sala de aula.

Serão 78 municípios hospedeiros e 26 visitantes em todo o estado, beneficiando 3.400 crianças de 9 a 11 anos de idade, alunos da rede pública de ensino, da Fundação Abrinq e da Assistência e Desenvolvimento Social.

As viagens têm início às segundas e terminam às sextas-feiras. Cada caravana leva 40 crianças, sendo 20 meninas e 20 meninos. As escolas da Rede Oficial de Ensino são adaptadas para receber as crianças. Serão oferecidas cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. A programação é montada pelos municípios hospedeiros e conta com atividades esportivas, culturais e educativas, proporcionando aos estudantes novas vivências que influenciam positivamente seu futuro.

Cerca de 300 monitores voluntários foram treinados pelo Cepam em São Paulo e Bertioga, recebendo instruções de como agir com as crianças, primeiros socorros, cuidados com a higiene pessoal, segurança, assistência psicológica e alimentação. Cada monitor cuidará de 10 crianças.