Cepam: Caravanas do Conhecimento tem início na próxima semana

Serão beneficiadas cerca de oito mil crianças entre 9 e 11 anos

ter, 04/01/2005 - 20h52 | Do Portal do Governo

O maior programa de turismo cultural realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, terá início a partir da próxima segunda-feira, dia 10, com a edição 2005 do Interior na Praia.

Serão beneficiadas cerca de oito mil crianças com idades entre 9 e 11 anos, alunas de escolas estaduais e municipais de todo o estado de São Paulo e da Fundação Abrinq.

O programa permite que as crianças que não poderiam viajar com recursos próprios, conheçam realidades completamente diferentes das que estão acostumadas a vivenciar em seu dia-a-dia, tendo a oportunidade de passar uma semana de férias no litoral.

As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Serão 204 delegações de 164 municípios visitantes.

As crianças do Interior, Capital e Grande São Paulo têm como destino os municípios de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Confira a programação das atividades de lazer, culturais, esportivas das cidades hospedeiras acessando o site da Fundação Cepam

Funcionamento do Programa

Cada delegação é composta de 20 meninas e 20 meninos, um motorista, quatro monitores (um para cada dez crianças), um policial militar ou guarda municipal.

Todas as viagens são monitoradas pela Polícia Militar e Rodoviária por meio das faixas que identificam os ônibus. Na praia, os participantes do programa são observados pelo Corpo de Bombeiros e Guarda-Vidas.

As escolas da Rede Estadual de Ensino são adaptadas para receber as crianças. São oferecidos bonés, camisetas, cartazes, faixas, colchonetes e cinco refeições diárias, sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

Realização:
– Governo do Estado de São Paulo
– Secretaria de Estado de Economia e Planejamento
– Secretaria de Estado da Educação

Coordenação:
– Cepam

Apoio:
– Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Secretarias de Estado:
– Assistência e Desenvolvimento Social
– Cultura
– Juventude, Esporte e Lazer
– Saúde
– Segurança Pública (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros)
– Transportes
– Energia, Recursos Hídricos e Saneamento
– Associação Paulista de Municípios – APM
– Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp
– Departamento de Estradas e Rodagem – DER
– Desenvolvimento Rodoviário S.A. – DERSA

Patrocínio:
– Sabesp e Tetrapak

Da Assessoria de Imprensa do Cepam