Cepam: 6 mil alunos da rede pública visitam o Interior

Projeto 'Redescobrindo Interior' beneficia crianças do litoral e da Capital

qua, 06/07/2005 - 18h52 | Do Portal do Governo

A partir de segunda-feira, dia 11, a edição deste ano do programa ‘Redescobrindo o Interior’, coordenado pelo Cepam, levará cerca de 6 mil crianças para o interior paulista durante o período de férias escolares e, pela primeira vez, inclui alunos da Capital. São crianças da rede oficial de ensino com idades entre 9 e 11 anos da Capital, Grande São Paulo e municípios do litoral que vão viajar para conhecer o interior entre os dias 11 e 22 de julho.

A previsão é de 150 delegações participantes, cada uma com 40 crianças, partindo para 131 cidades do Interior do Estado. Cada delegação levará 20 meninos e 20 meninas, sempre acompanhados de policiais militares e monitores inscritos e treinados pelo Cepam.

‘Durante uma semana, essas crianças participarão de uma série de atividades culturais e de lazer e vão poder vivenciar um pouco da identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. É uma experiência sempre muito marcante na vida dessas crianças’, afirma o presidente do Cepam, Renato Amary.

Estão programadas visitas a fazendas, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios.

O programa faz parte do projeto ‘Caravanas do Conhecimento’ que, em janeiro, levou mais de 8 mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 164 municípios de todas as regiões do Estado.

Roteiros

Em Capão Bonito, as crianças irão visitar o parque das águas, uma caverna e uma fábrica de celulose e papel. Participarão de atividades e esportes radicais em Brotas, conhecerão mais do folclore em Joanópolis, conhecida como a terra do lobisomem. Em Pirassununga, estão programadas uma visita ao museu de piscicultura e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Confira a lista de programações nos municípios participantes do programa acessando o site do CEPAM.

Em Vargem Grande do Sul, as delegações conhecerão o zoológico, uma usina de cana de açúcar e um pesqueiro. Uma piscina de pedra e um alambique são os destaques do roteiro de São João da Boa Vista. No município de Rancharia, as atrações são uma usina de leite e a produção de laticínios. E na cidade de Fernão, criação de bichos da seda.

Nos 131 municípios que irão receber as delegações, as escolas municipais e da rede oficial de ensino serão adaptadas para servir de alojamento às crianças. Estão previstas cinco refeições diárias elaboradas por nutricionistas e cada alojamento terá um coordenador, responsável por qualquer tipo de emergência. A segurança será garantida por um policial militar por ônibus durante toda a viagem.

As viagens começam sempre às segundas feiras pela manhã e seu retorno está previsto para a sexta feira. Todas as crianças passam por exames médicos antes do início da viagem.