Centro Universitário Maria Antônia apresenta exposições fotográficas

Abertura será no 15 de maio e a entrada franca

qui, 10/04/2003 - 11h03 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Centro
Universitário Maria Antônia


Dia 15 de maio, às 20 horas, o Centro Universitário Maria Antônia inaugura exposições. Expõe o trabalho do artista Evgen Bavcar, a seleção Fotografia Brasileira 1945-1998, e a instalação Framboesas e Cerejas de Fanny Feigenson.

A mostra de Bavcar reúne cerca de 40 fotografias de diferentes momentos da carreira do artista, com destaque para a série Memória do Brasil. Bavcar – que perdeu a visão aos 10 anos de idade – monta seus trabalhos em preto e branco, a partir de recordações da infância e descrições verbais dos locais por onde passa, nas suas viagens, e que orientam um registro preliminar antes da feitura definitiva das fotos.

Nome de destaque na fotografia contemporânea por seu trabalho singular, Evgen Bavcar é formado em História e doutorado em Filosofia da Estética pela Universidade de Paris. Nascido em 1946, na Eslovênia, seu primeiro contato com a câmera fotográfica ocorreu aos catorze anos. Atualmente vive e trabalha na França.

Fotógrafos de renome

A curadoria de Rubens Fernandes Jr. na exposição Fotografia Brasileira 1945-1998 propõe um recorte particular da produção fotográfica dos últimos 50 anos no país. Abrange um amplo espectro que inclui desde fotos de documentação até trabalhos experimentais das linguagens clássicas às mais inovadoras.

A seleção reúne diversos fotógrafos de renome. Na abertura da exposição, Rubens lança o livro Labirinto e Identidades – Panorama da fotografia do Brasil.

Simultaneamente aos dois eventos ocorre a abertura da instalação Framboesas e Cerejas. A instalação, que integra a tese de doutorado da artista em Poéticas Visuais, constitui uma reflexão dos ritos de passagem, tema recorrente no seu trabalho ao longo dos últimos 15 anos. Framboesas e Cerejas ocupa o interior do elevador do Centro Universitário Maria Antonia com vestidos feitos em renda, veludo e seda – todos usados, adquiridos em brechós ou doados por conhecidos.

SERVIÇO
Fotografia Brasileira 1945-1998 e Framboesas e Cerejas
Abertura: 15 de maio, às 20 horas.
As exposições podem ser visitadas até 15 de junho de 2003, de segunda a sexta-feira, das 12 às 21 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Entrada franca

Centro Universitário Maria Antônia

Em dez anos de atuação, o Centro Universitário Maria Antonia/USP, realiza atividades diversificadas e abrangentes. Dispõe de espaços para exposição, salas de aulas, oficinas de arte e um teatro, a sede do Teatro da USP (Tusp), nos quais abriga mostras de arte, concertos, cursos, seminários e debates.

A programação inclui iniciativas que colaboram para a revitalização das atividades educativas e culturais da cidade, particularmente da região central, em parceria com outras instituições culturais e órgãos públicos, como oficinas para a população de baixa renda e atividades para professores da rede pública municipal e estadual.

O conjunto dos edifícios da Rua Maria Antonia, 294, abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de 1949 a 1968. A Faculdade foi transferida para o campus da Cidade Universitária e as instalações desocupadas foram destinadas a outro uso pelo Governo do Estado. Em 1985, o edifício principal foi tombado pelo Condephaat por sua importância histórica.

A partir de 1991, os prédios do conjunto começaram a ser devolvidos à USP. O edifício principal foi reaberto em 1993, como Centro Universitário Maria Antônia, com o intuito de criar um local de discussão e de novas experiências no campo da cultura, da arte e dos direitos humanos.

(AM)