Centro São Paulo Design proporciona mais competitividade aos produtos paulistas

Entidade segue exemplo de países que possuem maior participação no mercado mundial

ter, 16/04/2002 - 16h05 | Do Portal do Governo


Foi institucionalizado nesta terça-feira, dia 16, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro São Paulo Design (CSPD) e constituído o Conselho Deliberativo do CSPD. A entidade vai atuar como centro de referência, difusor de pesquisas, tendências, informações e orientação em design e tecnologia para as empresas paulistas. Para o governador Geraldo Alckmin, o Centro vai proporcionar mais qualidade e competitividade para os produtos paulistas.

O CSPD terá núcleos de Prototipagem Rápida, Antropometria e Ergonomia, Referência em Materiais, Gestão do Design, Eco Design, entre outros. E busca seguir o exemplo de países que possuem maior parcela de participação no mercado mundial por seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, inovação tecnológica e design. Segundo o presidente em exercício da Fiesp, Carlos Roberto Liboni, os investimentos nessa área são considerados, por mais de 120 países, um dos pilares do desenvolvimento.

De acordo com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder, design não significa apenas desenho. Significa conteúdo. Agrega valor ao produto, melhora a comercialização, reduz preço, gera empregos e, assim, promove o desenvolvimento.

Para o superintendente do Sebrae São Paulo, José Luiz Ricca, o Centro São Paulo Design inova o conceito de produto. ‘Os micro e pequenos empreendedores não podem entrar na vala comum. Eles precisam se diferenciar por alguma coisa e esse Centro é que vai dar o diferencial’, afirmou.

As empresas interessadas em obter assessoria em design e também os designers que queiram apresentar seus projetos podem procurar diretamente o Centro São Paulo Design, que fica na Avenida Professor Almeida Prado, nº 532, Cidade Universitária. Os telefones para contatos são (11) 3767-1345 e (11) 3767-1787. Aquelas que procurarem os parceiros do programa — Serviço de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor do Estado de São Paulo (Sebrae/SP), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) — e precisarem de inovação na área também serão encaminhados ao Centro São Paulo Design.

Constituído como uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, o CSPD é composto por um presidente, um conselho deliberativo e um conselho consultivo. Antes da cerimônia, Milly Teperman foi eleito presidente do conselho deliberativo da entidade.
‘O modelo adotado para a institucionalização do Centro é familiar. Já é utilizado com êxito no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas do Instituto, instalado na Cidade Universitária’, explicou o presidente do IPT, Guilherme Ary Plonski.

A proposta do instrumento legal de criação e o estatuto social do CSPD foram elaborados por um grupo de trabalho instituído, em novembro de 2001, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder. O grupo é composto por representantes das entidades parceiras do programa: Fiesp-Ciesp, Sebrae-SP, IPT e a própria Secretaria.

Cíntia Cury