Centro Paula Souza terá curso inédito na área de seguros

nd

seg, 29/04/2002 - 20h39 | Do Portal do Governo


A partir do segundo semestre deste ano, o Centro Paula Souza (de educação técnica estadual) abrirá 80 vagas para um curso inédito: técnico de seguros, voltado à área de gestão. A iniciativa é resultado de um convênio entre a instituição estadual e a Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (SBCB), firmado na noite desta segunda-feira, dia 29, no Palácio dos Bandeirantes. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, vai investir R$ 350 mil.

O novo curso terá inicialmente duas turmas piloto, cada uma formada por 40 trabalhadores que já atuam em seguradoras. As aulas vão ocorrer na Escola Técnica Estadual de São Paulo, localizada na avenida Tiradentes. O primeiro vestibulinho para preenchimento das vagas será realizado em junho. A intenção é estender o curso, posteriormente, para outras escolas técnicas do Estado, geridas pelo Centro Paula Souza.

“Educar para o trabalho é uma das nossas grandes prioridades. Temos uma jóia no Estado, que é o Centro Paula Souza, maior rede de ensino profissionalizante e faculdade de tecnologia da América do Sul”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Ele observou que uma das preocupações do Governo é investir em recursos humanos, sobretudo qualificando os jovens para o mercado de trabalho. “Se não dermos a oportunidade de educação, qualificação e trabalho para nossos jovens, vamos ficar enxugando gelo na questão da violência”, comentou o governador, acrescentando que o jovem tanto é vítima quanto infrator nos casos de violência.
“Me sinto sempre estimulado cada vez que se realiza um convênio como este, que é uma parceria para geração de emprego qualificado”, comentou o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder.

A parceria para criação do novo curso é fruto de um ano de negociações entre o Centro Paula Souza e a Sociedade, que estabeleceram as competências e habilidades que o novo profissional deve ter. “A SBCB escolheu o Centro Paula Souza para firmar o convênio por ser uma instituição reconhecida pelo grau de excelência na educação profissional”, disse o deputado estadual, José Carlos Stangarlini (PSDB), que é presidente da entidade de classe.

Segundo Stangarlini, o mercado de seguros, detém hoje cerca de 3% do Produto Interno Bruto do País. Número que vem crescendo desde a estabilidade econômica e a política de abertura nacional. Ele estima que nos próximos cinco anos, a participação do setor no PIB nacional deverá atingir 6%.

A SBCS representa todos os agentes do mercado de seguros e atua há quase 50 anos como promotora do estudo, da pesquisa, do ensino e da divulgação das ciências do seguro.

Marcos Monteiro, diretor-superintendente do Centro Paula Souza, disse que durante muitos anos o Brasil trabalhou com um programa de educação técnica e tecnológica que não permitia a formulação de cursos indicados pelas instituições atuantes na área. Recentemente, essa estrutura foi mudada pelo Governo Federal e agora é possível fazer cursos como este. “Ou seja, sentar com as representações técnicas do segmento e construir uma ação de educação que atenda efetivamente os interesses do setor empregador e produtivo”, disse. O objetivo, completou ele, é resultar em empregabilidade.

Monteiro informou que outras iniciativas do gênero serão criadas em parcerias com outros setores. Amanhã, a instituição de ensino técnico vai assinar convênio com o Sindicato dos Moveleiros do Estado para criar cursos técnicos na área de design de móveis. Outro convênio será firmado no próximo dia 7, desta vez com a Associação Brasileira das Empresas de Estrutura Metálica, para qualificar técnicos na área da construção civil em estrutura metálica. A intenção futura, revelou ele, é criar profissionais especializados em estruturas metálicas para a construção de moradias populares.

O Centro Paula Souza conta hoje com 106 escolas técnicas, onde estudam perto de 115 mil alunos em todo o Estado, e 10 Faculdades de Tecnologia – Fatec, contando com mais de 10 mil estudantes. “Estamos fazendo um grande esforço para revitalizar esse sistema e ampliá-lo”, disse Alckmin.

Gislene Lima