Centro Paula Souza: Escola Técnica desenvolve projeto para presos de Franco da Rocha

Projeto é resultado da parceria entre o Centro Paula Souza, FAT e Fundap

seg, 08/11/2004 - 19h13 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti (ETEVAV), mantida pelo Centro Paula Souza em Jundiaí, foi escolhida para desenvolver o projeto de cursos de Qualificação Básica para 275 presidiários, em Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico.

O projeto é resultado da parceria entre o Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas e Fatecs, Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e a Fundação Prof. Dr. Manuel Pimentel (Fundap) .

Ao todo são 11 cursos aplicados pelos professores da Unidade de Ensino. No Centro de Progressão Penitenciária foram destinados os seguintes cursos: assentador de tijolos, azulejista, barbeiro, eletricista residencial e predial, encanador, manutenção de microcomputadores, pedreiro, pintura em parede e técnicas em textura. No hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico foram destinados os cursos de confeitaria, panificação e salgados e doces para festas.

As aulas, com duração de 60 a 100 horas, vão ser realizadas nas sedes das duas instituições participantes do projeto nos períodos da manhã e da tarde com término previsto para 17 de dezembro. A condição dos presidiários participarem do projeto é estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio.

Segundo o diretor da Escola Técnica, professor Mauro Gut, esta ação junto aos presidiários é inédita na Unidade de Jundiaí. Para ele, o projeto vem de encontro ao seu trabalho frente à direção da ETE. ‘Uma Unidade do porte da ETEVAV não pode simplesmente ministrar os seus cursos e parar por aqui.

Temos que ampliar nosso leque de atuação como a que estamos vivenciando neste momento. Temos um compromisso com uma sociedade mais atualizada e preparada para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, tão competitivo nos dias de hoje’, enfatizou.