Centro ‘Governador Mário Covas’ capacita deficientes visuais para o mercado de trabalho

Projeto conta com o apoio do Governo do Estado

qui, 04/10/2001 - 12h17 | Do Portal do Governo

Os portadores de deficiência visual ganharam um novo espaço para cursos profissionalizantes nas áreas de informática e telemarketing. Trata-se do Centro de Capacitação Profissional ‘Governador Mário Covas’, instalado nesta quinta-feira, dia 4, na Escola Estadual Marina Cintra, localizada na rua da Consolação n.º 1.289, zona Central da Capital.

No Centro Mário Covas será executado o Programa Desenvolvendo Talentos, da Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA), em parceria com empresas privadas e apoio do Governo do Estado.

Cerca de 40 alunos já fazem parte do projeto. ‘Esse é um projeto que tem a marca e as emoções do governador Mário Covas e que coube ao Dr. Geraldo completar. Todos nós do Governo estamos felizes com isso e vamos levar o projeto adiante’, disse o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Antônio Angarita, que na solenidade representou o governador Geraldo Alckmin.

Emocionado, o secretário elogiou a homenagem prestada pela ADEVA dando o nome de Mário Covas ao novo Centro de Capacitação Profissional. ‘Essa homenagem a Covas faz uma grande justiça. Quando ele nos chamou para ouvir o projeto, já havia decido implantá-lo’, disse Angarita.

Sobre o curso de informática, o presidente da ADEVA, Markiano Charan Filho, explicou que além dos programas normais serão oferecidos dois outros cursos de leitores de tela, específicos para deficientes visuais. Cursar a 8ª série do ensino fundamental e conhecer o método Braile são requisitos fundamentais para a admissão.

‘Isso não quer dizer que quem não saiba Braile perde a chance. Pelo contrário. A idéia é enviar os alunos para um curso específico e depois admiti-los no projeto’, disse Charan Filho. Ele explicou ainda que os cursos vão funcionar pela manhã e à tarde, com duração de aproximadamente um ano.

Interessados podem se inscrever pelos telefones (0 XX 11) 3151-5761 ou 3151-4125, ou via e-mail adeva@adeva.org.br