Centro de Terapia ao Agressor da 1ª Delegacia da Mulher já atendeu 250 homens

Projeto-piloto, iniciado em agosto de 2002, atende todas as classes sociais

seg, 08/03/2004 - 13h40 | Do Portal do Governo

Na Capital, entre as delegacias que oferecem serviços de apoio psicológico e gratuito, o destaque fica para a 1ª DDM – Delegacia de Defesa da Mulher, a única no Estado que mantém um plantão policial 24 horas. Na delegacia, cerca de 10 psicólogas voluntárias trabalham no atendimento à população.

Em 2004 foi inaugurado na unidade um espaço terapêutico para os filhos das vítimas de violência doméstica ou sexual, chamado de brinquedoteca. A delegacia, que desde 2001 atende mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, lançou em 2002 um projeto-piloto inovador: o Centro de Terapia do Agressor (CTA). Iniciado em agosto de 2002, o CTA já atendeu 250 homens, de todas as classes sociais.

Segundo a delegada Maria Tereza Gonçalves Rosa, titular da 1ª DDM, a idéia para o projeto partiu da reflexão sobre as possíveis causas da violência contra a mulher: “Percebemos que o agressor também precisava ser tratado ao analisar o histórico de alguns casos. Muitos homens que cometem violência sofreram abusos na infância”.

O CTA é acionado quando a DDM intima os homens acusados por suas esposas ou namoradas a comparecer na delegacia. A terapia não é obrigatória. “Porque primeiro o homem precisa ter a vontade de procurar ajuda. E temos tido respostas boas”, disse Maria Tereza. Por meio de terapias individuais ou em grupo, psicólogas ajudam os agressores a buscar os motivos que os levam a cometer violência contra suas próprias mulheres.

“Um dos nossos agressores, inclusive, se recuperou a ponto de voltar na delegacia e se oferecer como voluntário para trabalhar com outros agressores. Ele descobriu na terapia, que tinha sido rejeitado pela sua mãe desde a concepção”, conta a delegada da 1ª DDM.

Lilian Santos

(AM)


Leia mais

  • Mulheres arrimo de família são maioria no programa Frentes de Trabalho do Estado
  • Delegacia de Defesa da Mulher combate de maneira diferenciada crimes de violência
  • Delegacias de Defesa da Mulher oferecem serviços especiais
  • Mulheres são protagonistas nos programas Renda Cidadã e Fortalecendo a Família