Centro de Referência do programa Criança Cidadã atende na Capital

nd

seg, 05/08/2002 - 15h03 | Do Portal do Governo

O primeiro Centro de Referência do programa Criança Cidadã, criado para acolher e atender crianças e adolescentes que vivem em ‘situação de rua’ na Região Metropolitana de São Paulo, passou a funcionar, no último 25 de julho, na Rua Conselheiro Nébias, 1.283, Campos Elíseos, centro da cidade.

O evento de inauguração foi marcado por apresentações de grupos de crianças atendidas nos programas da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), executados em parceria com prefeituras e entidades sociais: números de dança (espanhola e italiana) e ‘street dance’, percussão, artes circenses (palhaços, malabaristas, contorcionistas, cama elástica etc.), grupo de capoeira, grafiteiros, ginástica olímpica e coral do SOS Bombeiros.

Criança Cidadã

A finalidade do programa Criança Cidadã é atender crianças e adolescentes entre zero e 17 anos de idade, e resgatar as relações familiares e sociais.

As demandas regionalizadas serão atendidas em módulos regionais, a serem implantados em municípios da Grande São Paulo. Cada um deles terá um Centro de Referência e duas Casas de Passagem. O programa será desenvolvido em parceria com entidades sociais, que receberão os recursos estaduais necessários à sua execução. Para alcançar os objetivos propostos, será feito um trabalho de abordagem educativa das crianças e adolescentes em ‘situação de rua’, por intermédio de equipes de técnicos especialmente capacitados, visando o retorno deles às famílias e municípios de origem.

O Centro de Referência da Rua Conselheiro Nébias, em São Paulo, formará o primeiro desses módulos, com Casas de Passagem nos bairros do Belém e Brooklin. O módulo da Capital atenderá a uma demanda estimada de 600 crianças e adolescentes por mês, em parceria com a Sociedade Beneficente São Camilo, que executará o programa.

Com o início do Programa Criança Cidadã, o antigo modelo de atendimento do SOS Criança, na Capital, será desativado. A casa da Alameda Cleveland, 408, onde ainda está funcionando, será fechada para reforma. Ali será instalado um abrigo de retaguarda do programa Criança Cidadã, com capacidade para 10 crianças/mês.

Da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social