Centro de Referência da Saúde da Mulher realiza cerca de mil consultas e 500 exames por dia

Hospital Pérola Byington e Ambulatório da Mulher fazem parte do Programa Estadual de Saúde da Mulher

sex, 07/03/2003 - 15h49 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência da Saúde da Mulher oferece atendimento especializado em ginecologia para mulheres de todo o Estado. É composto por duas unidades, o Hospital Pérola Byington e o Ambulatório da Mulher, ambos localizados na região central da Capital paulista. Diariamente, o Centro e Referência recebe cerca de mil pessoas em consultas e realiza aproximadamente 500 exames.

Além do tratamento de câncer de mama, colo e útero, reconstrução plástica de mama, exames, cirurgias ginecológicas e atendimento de alta complexidade, o Centro de Referência, que faz parte Programa de Saúde da Mulher, possui o único centro gratuito de reprodução humana do País. De janeiro a outubro de 2002 foram realizadas cerca de 50 tentativas de bebês de proveta por mês. Por ser um procedimento caro, cada tentativa custa entre R$ 5 mil e R$ 8 mil e só são permitidas duas tentativas por casal.

“Tudo o que a rede básica de saúde não consegue realizar é encaminhado para cá. Por exemplo, se o resultado de um exame de papanicolau estiver alterado, a paciente vem para cá fazer o tratamento. O Centro de Referência só atende pessoas encaminhadas por Postos de Saúde, ou mesmo por médicos particulares”, explica o diretor da unidade, José Antonio Marques. De acordo com o diretor, das cerca de 30 mil pacientes atendidas em consultas mensalmente, cerca de 80% moram na região da Grande São Paulo, de 10% a 15% são do Interior e de 5% a 8%, são de outros Estados.

Outro serviço oferecido pelo Centro de Referência é o Home Care, voltado a pacientes terminais sem possibilidades terapêuticas. Essas pessoas ficam com as famílias e recebem atendimento em casa a cada 15 dias, além de medicamentos e orientação para os familiares. Atualmente cerca de 90 pacientes utilizam esse tipo de tratamento.

Apesar do intenso movimento, o Centro de Referência não tem espera prolongada na maioria dos serviços que oferece. “A espera só é maior para ultrassonografia e reprodução humana. Para se ter uma idéia, uma tentativa de bebê de proveta precisa de dois meses de tratamento para, só depois, ser iniciada”, afirma Marques.

Entre os programas especiais implantados no Centro de Referência da Saúde da Mulher estão o Conviver, no qual mulheres portadoras de câncer, na maioria câncer de mama, participam de grupos para discutir os problemas, tanto entre elas e os familiares, quanto com profissionais especializados da rede estadual de Saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Os encontros são realizados a cada três meses para debater temas como formas de prevenção, sexualidade da mulher e preconceito. Também estimula a união de pacientes, familiares e profissionais. O programa recebeu dois prêmios, um no ano 2000, da Aberj,e outro no ano passado, da Fundação Ford.

Outro programa é o Bem-Me-Quer. Parceria das Secretarias da Saúde, Segurança Pública e Assistência e Desenvolvimento Social e da Procuradoria Geral do Estado, que oferece, há dois anos, atendimento a mulheres vítimas de violência, principalmente sexuais. Desde a implantação do Bem-Me-Quer, o número de atendimento de vítimas de violência sexual saltou de 120 por mês, em 2000, para 400 mensais, no ano passado.

O Hospital Pérola Byington fica na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 683, região Central. Já o Ambulatório da Mulher fica na Rua Santo Antonio, 630, atrás do hospital.

Cíntia Cury

Leia também

  • Conselho Estadual da Condição Feminina completa 20 anos com conquistas importantes