Centro de Reabilitação de Deficientes é entregue em Campo Limpo

nd

sáb, 25/08/2001 - 14h58 | Do Portal do Governo


Inicialmente serão atendidas 200 pessoas por dia
dos bairros do Campo Limpo, Capão Redondo e Vila Andrada

O governador Geraldo Alckmin inaugurou oficialmente neste sábado, dia 25, o Centro de Reabilitação de Deficientes do Jardim Umarizal, em Campo Limpo, uma extensão da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas, que funciona na Vila Mariana, desde 1975, atendendo pessoas que necessitem de reabilitação física, social, psicológica e profissional. “Essa unidade é resultado de um grande esforço do Estado para terminar a obra e colocar em funcionamento com o melhor serviço que é o de reabilitação do HC da USP”, disse Alckmin.

A unidade de Campo Limpo, iniciada em 1992, paralisada em 1994 e retomada em junho do ano passado, recebeu investimentos de R$ 1,01 milhão do Tesouro do Estado, sendo R$ 700 mil só em equipamentos. Construída em dois pavimentos com um total de 1409 m², a nova clínica foi idealizada também como centro de referência para portadores de deficiência auditiva e visual. “É um serviço que oferece universalidade porque é aberto para toda a população, equidade porque leva tratamento de qualidade a todos, e gratuidade porque as pessoas não pagam nada”, ressaltou o governador.

Essa nova unidade vai atender a população dos bairros do Campo Limpo, Capão Redondo e Vila Andrada. A localização se baseou em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apontou que a taxa de portador de deficiência chega a 2% na região. As principais causas são doenças vasculares e lesões vasculo-encefálicas. Ainda segundo o estudo, a violência é registrada como a segunda maior causa de morte na região, e também considerada geradora de deficiência. A cada óbito são estimadas quatro seqüelas incapacitantes.

Entre os serviços oferecidos estão os tratamentos para problemas como dores músculo-esqueléticas, distúrbios cerebrais, distúrbios do movimento e amputações e fornecimento de próteses. Será criado ainda atendimento especial para hemofílicos e idosos para manutenção das condições físicas. As equipes de atendimento são formadas por médicos (fisiatras, cardiologistas, urologistas, ortopedistas, neurologistas e reumatologistas), enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos desportivos, psicólogos e assistentes sociais. Segundo a diretora do Centro de Reabilitação do HC, Dra. Lina Mara Batistela, serão atendidas 200 pessoas por dia de segunda-feira a sábado, das 7 às 17 horas. “A equipe de 85 profissionais de nível superior foi selecionada e treinada pelo HC”, informou.

Ercília Della Mea / Simão Molinari