Centro de Práticas Esportivas da USP abre inscrições para tratamento de crianças obesas

Nutricionistas e professores de Educação Física participam do projeto, que trabalha com reeducação alimentar

qui, 06/02/2003 - 13h43 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Estudos da Obesidade e Exercícios Físicos (Neobe), ligado ao Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp), está com inscrições abertas até o dia 14 para o programa de tratamento da obesidade infanto-juvenil. Há 30 vagas disponíveis para o curso, que dura quatro meses e é dirigido a crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos.

Especialistas (nutricionistas e professores de Educação Física) participam do programa que tem por objetivo reeducar a alimentação e diminuir o sedentarismo das crianças. O curso compõe-se de duas aulas por semana, cada uma com duas horas de duração.

O aluno faz exercícios físicos adequados à sua condição física e recebe orientação teórica sobre os efeitos de cada atividade. Há também atendimento nutricional individualizado uma vez por semana, além de jogos e palestras.

O programa ainda oferece orientação semanal para os pais, de forma que possam auxiliar seus filhos a alcançarem as mudanças necessárias, informa a coordenadora do curso, Cláudia César.

Resultados positivos

O último grupo (31 participantes) teve melhora da potência aeróbia (capacidade de caminhar, que depende dos sistemas cardiovascular e respiratório) em 10%. A força muscular foi aumentada em mais de 70% na região abdominal e em mais de 100% nos braços. Esses parâmetros são essenciais para a boa condição física, pois estão relacionados à melhor capacidade respiratória e de locomoção.

Em relação ao comportamento alimentar, a maioria dos alunos parou de repetir o prato e “beliscar” lanches fora de hora, além de respeitar os horários certos das refeições. Conseqüentemente, diminuíram o nível de glicemia no sangue e do colesterol.

Serviço
Programa de tratamento da obesidade para crianças e adolescentes
Custo: R$ 350,00 (parcelado)
Inscrições: Sala 17 – Velódromo do Cepeusp, das 9 às 20 horas
Endereço: Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária
Outras informações: 3091-3361 ou 3091-3514

Da Agência Imprensa Oficial e
Assessoria de Imprensa do Cepeusp