CDHU: Workshop mostra tecnologias implantadas em empreendimentos da Mooca

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 11

qua, 11/05/2005 - 9h28 | Do Portal do Governo

Todos os recursos tecnológicos que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está implantando de forma experimental nos empreendimentos da Mooca, na Zona Leste da Capital, serão expostos nesta quarta-feira, dia 11, às 14 horas, durante workshop realizado no auditório da empresa, localizada na Rua Boa Vista, 170 – Centro. O evento contará com as presenças do representante do Comitê de Qualidade (Qualihab) da CDHU, Raphael Pileggi, e de técnicos da Eletropaulo ligados ao gerenciamento de automação e de medição, que farão a apresentação das novas tecnologias.

Neste projeto-piloto, a CDHU tem investido em tecnologia de última geração para baratear as contas de luz e água no conjunto habitacional e facilitar o acesso à medição das contas de água, luz e gás. A medição destas contas será feira à distância e de forma compartilhada. Ou seja, as concessionárias poderão efetuar leituras por meio de uma conexão de sinais eletrônicos sem a necessidade de se dirigirem ao local. O compartilhamento será possível porque a Eletropaulo desenvolveu um sistema criado pelo programa de qualidade da CDHU.

Além das medições à distância, a CDHU disponibilizará tecnologia de acesso à internet, telefonia, TV a cabo, voz sob IP, banda larga, com acesso pelas tomadas elétricas dos apartamentos. Nos conjuntos, portanto, os moradores poderão acessar a Internet (banda larga) ligando os computadores numa simples tomada, sem a necessidade de auxílio de sistemas de fibra ótica. O mesmo valerá para os telefones comuns.

A expectativa é que os sistemas prediais inovadores tornem os conjuntos da CDHU cada vez mais sofisticados. E mais baratos.

Por dois motivos. O primeiro: a construção de conjuntos com as novas tecnologias mantém os mesmos custos do que as obras tradicionais.

O segundo motivo é que estimativas do Qualihab apontam uma economia de 30% no consumo de água e de até 8% nas contas de luz dos mutuários, o que contribuirá para diminuir a inadimplência no pagamento destas despesas.

Workshop sobre tecnologia utilizada no C.H. da Mooca
Data: Quarta-feira, 11 de maio de 2005
Horário: 14 horas
Local: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (auditório no 2° subsolo)
Rua Boa Vista, 170 – Centro – São Paulo/SP