CDHU: Rio Claro terá mais 39 moradias populares

Outras 70 unidades já estão em andamento

qua, 09/04/2003 - 18h44 | Do Portal do Governo

As novas casas, que serão construídas pelos futuros moradores em regime de autoconstrução, são resultado da parceria entre a CDHU e a prefeitura.

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Barjas Negri, autorizou o início das obras de construção de 39 casas no município de Rio Claro. Segundo ele, o empreendimento contará com um investimento de R$ 200 mil. Outras 70 unidades já estão em andamento.

Ao todo, a CDHU já entregou 1.490 moradias em Rio Claro.
Os novos imóveis serão erguidos em sistema de mutirão, pelo Programa Habiteto, uma iniciativa do Governo de Estado em parceria com os municípios. Por meio dessa parceria, as prefeituras doam o terreno com toda a infra-estrutura como redes de água, esgoto, energia elétrica, entre outras. A CDHU, por sua vez, repassa recursos que serão utilizados na compra de cestas de material de construção e supervisiona as obras, executadas pelos futuros moradores.

Com isso, as famílias contempladas passarão a dispor de casas com 35,61 m2 de área construída, com um dormitório, sala, cozinha e banheiro e possibilidade de ampliação para até dois dormitórios. De acordo com Barjas Negri, mais importante do que a destinação de recursos são os resultados por ele obtidos. “Não oferecemos apenas uma nova casa. Oferecemos melhores condições de vida e dignidade à população mais carente”, afirma.

Por essa razão, segundo ele, a meta da Secretaria Estadual de Habitação é beneficiar, até o final de 2006, mais 200 mil famílias com a construção de novas casas e melhorias de moradias já existentes.

Para se ter idéia do que isso representa, esse número é maior do que a CDHU conseguiu beneficiar nos últimos oito anos (165.608 famílias em todo o Estado). “É uma meta desafiadora, mas vamos trabalhar sem cessar até que ela seja alcançada”, garante o secretário.