CDHU: Parceria viabiliza atendimento oftalmológico a adolescentes carentes

Acordo entre a CDHU, a Fundação Eye Care e a Fotoptica vai possibilitar atendimento e cirurgia gratuita a 150 jovens da capital.

sex, 01/04/2005 - 13h08 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Fundação Eye Care e a Fotoptica realizam no domingo, dia 3, de 8h30 às 15h, atendimento oftalmológico a crianças e adolescentes carentes. Cerca de 150 jovens, com idade entre três e 18 anos, moradoras nos conjuntos habitacionais da CDHU e entorno, foram selecionadas para serem examinadas na Clínica Oftalmológica Eye Care (mantenedora da fundação), localizada na Av. Brasil, 1368 – Jardim América.

Os jovens selecionados passaram pelo teste de acuidade visual (pré-teste) em suas comunidades e os que apresentaram maior dificuldade na visão foram orientados a realizar os exames na clínica. No domingo, após ser feito o diagnóstico, os pacientes receberão gratuitamente óculos oferecidos pela Rede Fotoptica. Para os casos mais graves serão agendadas novas datas para retorno à Clínica para tratamento e/ou cirurgias, conforme a patologia apresentada.

Essa ação faz parte do projeto Meus Olhinhos, que tem o objetivo de prevenir e tratar as diversas patologias oculares. Algumas doenças podem ser evitadas por meio de orientação preventiva ou solucionados por meio de tratamento adequado. Várias crianças atendidas anteriormente melhoraram nos estudos, pois não sabiam que o baixo rendimento estava associado à dificuldade de visão.

Nesses dois anos de parceria, cerca de 5 mil crianças participaram do pré-teste nos conjuntos habitacionais da CDHU. Desse total, por volta de 680 passaram por atendimento na Clínica Eye Care e um total de 250 óculos foram doados pela Fotoptica.

Locomoção: A CDHU disponibilizará transportes (ônibus e vans) para a locomoção das crianças, saindo dos conjuntos habitacionais até a Clínica e depois retornando ao ponto de partida. No local, serão servidos lanches para a comunidade.

José Márcio Pereira, Da Assessoria de Imprensa da CDHU

M.J.