CDHU: Parceria com a Fundação Eye Care oferece consulta oftalmológica a 150 jovens

Objetivo do Projeto 'Meus Olhinhos' é prevenir e tratar diversas enfermidades oculares

seg, 04/04/2005 - 15h18 | Do Portal do Governo

Organizações que fazem parte da Rede de Compromisso Social CDHU participaram neste domingo, dia 3 de abril, de mutirão oftalmológico na Clínica Eye Care, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Fundação Eye Care em parceria com a Fotoptica e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Cerca de 150 jovens, com idade entre 3 e 18 anos, moradores de conjuntos habitacionais da companhia, fizeram um pré-teste visual nas suas comunidades e, em virtude da necessidade, foram selecionados para exames na clínica. No total, somadas outras organizações que fizeram parte do mutirão, foram cerca de 400 atendimentos apenas na clínica, sem contar os testes anteriores.

Depois do diagnóstico, a Rede Fotoptica ofereceu gratuitamente os óculos para quem precisava. Para os casos mais graves, foram agendadas novas visitas à clínica para tratamento ou cirurgia, conforme o problema apresentado. O jovem Douglas, 9 anos, é um dos que terão de voltar à Eye Care. Ele e sua mãe, Edna Maria de Souza, saíram de lá, entretanto, muito felizes. Douglas, que teve câncer na retina três meses após o nascimento, vai ter acompanhamento completo.

Renato Neves, presidente da Fundação Eye Care, disse que conseguirá a doação da prótese ocular da qual o menino precisa. ‘E ainda vamos acompanhá-lo quando for preciso trocá-la’, completou. A troca é necessária para adequá-la ao crescimento de Douglas.

Toda essa ação faz parte do projeto ‘Meus Olhinhos’, cujo objetivo é prevenir e tratar as diversas enfermidades oculares. Algumas doenças poderiam ser evitadas por meio de orientação preventiva ou solucionadas com tratamento adequado. Várias crianças tratadas melhoraram nos estudos, pois nem sequer sabiam que o baixo rendimento estava associado à dificuldade de visão.

No mês de maio está programado outro mutirão. Desta vez, porém, será o projeto ‘Vi o Vovô Ver’, voltado para idosos e que busca solucionar os problemas da visão desse público, que sofre principalmente de catarata.

Nesses quase três anos de parceria, mais de 5 mil crianças participaram dos pré-testes nos conjuntos habitacionais da CDHU. Desse total, cerca de 850 (já contando as deste domingo) passaram por atendimento na clínica e mais de 300 óculos foram doados pela Fotoptica.

Ontem, além de cinco organizações de outras áreas, as seguintes associações ligadas à CDHU marcaram presença no mutirão: CRESCER (Centro Rotário Educacional, Social, Cultural e Recreativo) – Jardim São Luiz; Associação de Mulheres do Jardim Colorado; Associação Assistencial Manancial (Creche Projeto Esperança) – Jardim Martinez; ABECL Creche Nosso Sonho – Águia de Haia; Associação de Moradores do Conjunto Marechal Tito e Associação Beneficente Educacional Vila Conceição – Guaianazes C.

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU
Assessoria de Imprensa

(LRK)