CDHU: Moradores são atendidos pela Fundação Eye Care

Idosos fazem exame gratuito de catarata

seg, 28/04/2003 - 18h23 | Do Portal do Governo

Mais de 100 idosos, moradores de conjuntos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), participaram no último fim-de-semana, dias 26 e 27, do projeto “Vi o Vovô Ver”, da Fundação Eye Care. Essa população de baixa renda, que não tem condição de passar por exames periódicos, foi atendida gratuitamente pelos médicos da Clínica Eye Care para exames de catarata, doença ocular que causa perda da transparência do cristalino (lente natural do olho).

Este foi o primeiro mutirão com esta finalidade, que pretende examinar 5.000 idosos. A previsão é que sejam realizadas 1.500 cirurgias neste ano. Em 2002 a Fundação fez 500. ‘Ações como essa visam a reintegração do idoso à sociedade e ao mercado de trabalho, restituindo-lhe a independência’, avalia Renato Neves, presidente da Fundação.

O projeto foi estruturado para detectar e tratar cirurgicamente a catarata, através de técnicas modernas que utilizam até vibrações ultra-sônicas para irrigar e aspirar a área. Além da catarata, também fazem parte do mutirão ações de conscientização sobre diabetes e glaucoma, bem como o exame do fundo de olho.

No ano passado, a população que reside em conjuntos da CDHU também teve a oportunidade de ser atendida gratuitamente pela Eye Care, no projeto “Meus Olhinhos”. Cerca de 1.500 crianças e adolescentes passaram por uma pré-triagem em que 369 precisaram ser encaminhados à Clínica. Desse total, 101 passaram a usar óculos (fornecidos gratuitamente pela Fotoptica) e 53 continuaram o tratamento para outras enfermidades.

Quem estiver interessado em colaborar como voluntário, ou mesmo como apoiador com os projetos “Vi o Vovô Ver” e “Meus Olhinhos”, poderá entrar em contato direto com a Fundação Eye Care e participar do Friend’s Night — um jantar beneficente que acontece no dia 20 de maio, às 20 horas, no Hotel Hyatt, com a presença de vários artistas, como o músico Toquinho e a apresentadora Babi.