CDHU: Moradores do conjunto Iguatemi ganham Unidade de Saúde

Quatrocentas famílias, ex-moradoras da Favela Paraguai, são beneficiadas

ter, 18/11/2003 - 10h03 | Do Portal do Governo

A vida dos moradores do Conjunto Iguatemi, que fica na avenida Ragueb Chohfi, altura do número 7.200, zona leste de São Paulo, vem sofrendo uma mudança radical nos últimos meses. Até julho deste ano, as 400 famílias moravam na Favela Paraguai, em condições precárias, quando foram transferidas para o empreendimento da CDHU, em uma ação de interesse social que envolveu vários órgãos do Governo do Estado, como a Sabesp, a Cetesb, e as secretarias da Habitação, do Meio Ambiente e de Energia e Recursos Hídricos, além da Prefeitura.

Nesta segunda, dia 17, essas famílias deram mais um passo rumo à cidadania. Foi inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde, onde será desenvolvido o Programa Saúde da Família. A Unidade funcionava provisoriamente em dois apartamentos do conjunto e agora está instalada em melhores condições, no Centro de Apoio ao Condomínio (CAC).

O Centro, com mais de 100m² de área, cuja obra custou cerca de R$ 40 mil, sofreu algumas adaptações para abrigar duas equipes do Programa. A CDHU colocou piso cerâmico, construiu banheiro para portadores de deficiências, fez um muro em toda a volta, fez a iluminação externa e a ligação de água e luz é independente. Há outros três CACs no conjunto, sendo que um deles deverá ser destinado futuramente a uma padaria comunitária.

O programa dirigido à família, baseando-se na prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação da saúde. Cada equipe do Iguatemi é composta por um médico, um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem do Hospital Santa Marcelina, além de cinco agentes comunitários selecionados entre os moradores. Essas equipes atenderão os moradores do conjunto e de uma área próxima, conhecida como Palanque. Ao todo, são cerca de 1.200 famílias cadastradas.

Sônia Maria Trassi, coordenadora de Saúde de São Mateus, diz que além de inalações e vacinas — casos mais comuns — o foco principal do atendimento são as gestantes. Segundo ela, há 52 mulheres sendo acompanhadas em pré-natal. Lúcia Silva de Araújo, passou por esse acompanhamento e teve sua filha, há pouco mais de um mês. A mais nova integrante da família, Tamine, está com ótima saúde. “Fiz o pré-natal com elas e fui muito bem atendida, agora com mais espaço no posto de saúde as coisas vão ficar melhores ainda”, assegura Lúcia, que não é marinheira de primeira viagem, este é o sexto filho dela, todos nascidos de parto normal.

A nova Unidade de Saúde atende a população das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana também há atividades educativas. No próximo dia 29, por exemplo, o sábado será dedicado ao esclarecimento e eliminação dos focos do mosquito da dengue.

Da Assessoria de Imprensa da CDHU