CDHU: Jovens carentes participam de mutirão de doenças relacionadas à visão

Parceria com a Fundação Eye Care permitirá consultas e tratamento de moradores dos conjuntos da CDHU e de ONG´s ligadas à Fundação Abrinq

qua, 25/08/2004 - 13h44 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo CDHU realiza neste domingo (29) em parceria com a Fundação Eye Care (mantida pela clínica Eye Care Oftalmologia) um novo mutirão de atendimento para crianças e adolescentes na faixa etária entre 3 e 18 anos. As consultas são direcionadas aos moradores dos conjuntos habitacionais da CDHU e ONGs ligadas ao Programa Nossas Crianças da Rede Fundação Abrinq.

O objetivo é prevenir e tratar doenças relacionadas à visão. As consultas serão feitas de 8h30 às 14 horas na sede da fundação, localizada na avenida Brasil, 1368, Jardim América. Os jovens irão se submeter a exames oftalmológicos e quem precisar usar óculos poderá escolher entre diversos modelos de armação oferecidos gratuitamente pela Rede Fotoptica. Os diagnósticos mais graves – como por exemplo estrabismo e catarata juvenil – serão encaminhados para cirurgias com técnicas avançadas.

A estimativa é de 400 consultas para uma jornada de seis horas de trabalho. Todas as crianças foram cadastradas antecipadamente e passaram por uma triagem em suas comunidades. “No domingo, cada grupo de crianças levado à fundação será registrado e passará por um novo teste de acuidade visual.

Há uma nova seleção em que algumas são encaminhadas para exames oftalmológicos em equipamentos de última geração. Outras, que precisarem de cirurgias ou ainda de outros tipos de tratamentos, poderão marcar retorno para atendimento na clínica. Ao término, as crianças recebem lanches, brindes e podem se divertir com diversas brincadeiras em grupo orientadas por voluntários estudantes de educação física”, explica Renato Neves, presidente da fundação Eye Care.

Todo este processo é acompanhado e monitorado pela Gerência de Ação Institucional da CDHU que, após estabelecer a parceria, identifica a demanda e mobiliza os moradores necessitados com problemas visuais. Nos últimos 2 anos, cerca de 6.000 jovens e adolescentes dos conjuntos habitacionais da CDHU passaram por triagem e desse total, 448 foram atendidas, 107 óculos doados e 3 cirurgias realizadas com atendimento completo de pós-operatório.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação

(AM)