CDHU: Governo do Estado sorteia 105 casas no município de Bofete

Estão inscritas 632 famílias para o sorteio que será realizado neste sábado, dia 3, às 10 horas

sex, 02/04/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) , sorteia neste sábado, 3 abril, 105 casas da no município de Bofete, na região de Sorocaba. O evento será às 10 horas, na Praça da Matriz, no centro da cidade.

Para o sorteio, estão inscritas 632 famílias, das quais 93,8% (593) possuem rendimentos entre um e três salários mínimos. Elas concorrerão a casas com 43,18 m² de área útil, dois dormitórios (podendo ser ampliadas para quatro), sala, cozinha, área de serviço e banheiro. As moradias serão construídas na rua Olinda Roder Nogueira, próxima ao Jardim das Siriemas. Das 105 moradias, 7% (oito unidades) serão destinadas a portadores de deficiência e 4% (cinco) a policiais.

Para participar do sorteio é fundamental que todos os inscritos retirem as senhas nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 16 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Luís Aparecido Silveira, localizado na rua 7 de Setembro, s/n°. É importante destacar que somente pode retirar a senha o inscrito ou alguém que faça parte da família inscrita e que seja maior de 18 anos. A pessoa que comparecer para retirar a senha deve levar o RG do inscrito e ser for familiar, também levar o próprio RG.

No dia do sorteio os participantes devem depositar as senhas nas urnas entre 8h30 e 9h30, não há necessidade de chegar antes deste horário. Estas senhas têm cores diferentes, referentes às faixas de renda familiar, e serão depositadas em urnas com as cores correspondentes. Os participantes devem ficar atentos para as orientações dos funcionários da CDHU que os conduzirão à urna correta. O sorteio é público, sendo que familiares dos inscritos e outras pessoas interessadas podem acompanhar o evento.

As 105 casas, orçadas em R$ 916,7 mil, serão viabilizadas pelo Programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto). Este programa é realizado pela Companhia em parceria com os municípios. Nesta parceria, cabe à prefeitura a doação do terreno, com toda a infra-estrutura, a compra das cestas de material de construção e a administração das obras, que são executadas pelos futuros moradores, em regime de autoconstrução. A CDHU, por sua vez, fornece o projeto, repassa os recursos às prefeituras para a compra do material e supervisiona as obras.

O programa é destinado, prioritariamente, às famílias com renda entre um e três salários mínimos, que residam ou trabalhem no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel, nem de financiamento habitacional. Os beneficiários têm um prazo de até 300 meses para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda familiar mensal. Assim, famílias que ganham um salário mínimo, pagam prestações de 15% da renda, ou seja, R$ 36,00.

Esta não é a única iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia, em Bofete. De 1995 a 2002, a CDHU entregou 74 moradias no município.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação

(AM)