Cati completa 35 anos de serviços prestados ao agronegócio paulista

Para festejar a data, órgão promoverá passeios ecológicos e lançará carimbo comemorativo dos 35 anos

seg, 25/11/2002 - 11h49 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) completa 35 anos. O órgão foi criado em novembro de 1967 para orientar o produtor rural sobre novas tecnologias. Ao longo desses anos, vem desenvolvendo programas, projetos e ações voltados à produção agrícola do Estado de São Paulo. Com o passar do tempo, agregou mais uma função às suas atividades: dar sustentabilidade ao agronegócio paulista. Em comemoração à data, promoverá uma série de eventos no período de 25 a 29 de novembro, entre os quais, o seminário ‘Segurança na Zona Rural’, o fórum ‘Óleos vegetais como combustíveis: alternativa, desafio ou solução?’ e palestras informativas sobre meio ambiente.

Durante toda a semana, a instituição realizará sua tradicional feira do verde. Mais de 10 mil mudas de diferentes espécies de frutíferas silvestres, como grumixama, pitanga e araçá, enxertadas – pêssego, nêspera, uva, entre outras – e de arborização urbana como ipês, chuva de ouro e quaresmeira, estarão à venda. Os interessados podem procurar técnicos da Cati que estarão no local, para obter informações sobre plantio, características de cada espécie e como cuidar das plantas.

Exposição e painéis

Estão programadas ainda exposição fotográfica sobre a história da Cati, mostra dos principais trabalhos realizados ao longo de sua existência e apresentação de painéis demonstrando a cadeia produtiva, o trabalho desenvolvido no meio rural e sua importância para o meio urbano. A instituição promoverá passeios ecológicos para estudantes e fará o lançamento do livro Pelos caminhos do café, do agrônomo Paulo Anestar Galet e do carimbo comemorativo dos 35 anos.

A instituição

A Cati é uma das coordenadorias da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e está presente em mais de 600 municípios paulistas. O trabalho realizado pela instituição visa a atender o produtor rural. Entre seus principais objetivos estão adaptação, difusão e transferência de tecnologia, capacitação de profissionais, produtores e trabalhadores ligados ao setor rural, fornecimento de sementes e mudas e assegurar a conservação dos recursos naturais. Esses serviços e produtos estão à disposição de agricultores e pecuaristas nas Casas da Agricultura, onde técnicos orientam para a boa condução dos negócios agrícolas.

Segundo o coordenador da Cati, engenheiro agrônomo José Carlos Rossetti, a atitude do órgão é a de proporcionar integração entre governo e sociedade na busca de soluções para o setor, respeitando as características e necessidades de cada região.

Serviço:
A Cati fica na Avenida Brasil, 2.340 – Jardim Chapadão – Campinas – SP

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial