Catarata: Mega-mutirão será neste sábado, dia 27

Titular de Oftalmologia apresentará à imprensa detalhes do programa nesta terça-feira, dia 23, às 10 horas

seg, 22/09/2003 - 12h17 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 23, às 10 horas, o titular de Oftalmologia, Prof. Dr. Newton Kara José, apresentará todos os detalhes de uma etapa inédita do Projeto Catarata. A entrevista coletiva será no anfiteatro da Clínica de Oftalmologia, no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), que fica na Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 255.

Neste sábado, dia 27, haverá atendimento simultâneo em São Paulo (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), Campinas (Unicamp), Ribeirão Preto (Faculdade de Medicina USP), Marília e Botucatu.

O mega-mutirão vai detectar casos de catarata. Na entrevista, representantes dessas faculdades vão esclarecer todos os detalhes sobre o projeto.

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’ . O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se que ela vai ‘amadurecendo’.

Apesar de ser curável, no mundo todo ainda existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata. Muitos não operam por desinformação.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC-FMUSP, Flávio Tiné

C.C.