Casal Alckmin é homenageado no Centrinho de Bauru

Iniciativa é um reconhecimento aos trabalhos sociais desenvolvidos pelo Fussesp

qui, 11/11/2004 - 13h05 | Do Portal do Governo


Conhecido como Centrinho de Bauru, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, prestou uma homenagem ao governador Geraldo Alckmin e à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, que visitaram a cidade nesta quinta-feira, dia 11. A iniciativa é um reconhecimento aos trabalhos sociais realizados pelo Fussesp, em especial, as Padarias Artesanais implantadas em toda a região de Bauru.

O primeiro kit do programa foi entregue por Lu Alckmin ao Centrinho-Bauru, em maio de 2002, com o objetivo de levar ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas. Hoje, o Centrinho utiliza três kits para desenvolver receitas saborosas e nutritivas voltadas aos pacientes e às famílias. Cada kit da “Padaria Artesanal” é composto por um forno, batedeira, liqüidificador, balança, botijão de gás e assadeiras de alumínio.

Lu Alckmin agradeceu o apoio das empresas que doam os kits. ‘São empresas que têm responsabilidade social e se preocupam com a melhoria da qualidade de vida da população. Os pães têm alto valor nutritivo e comercial e sua produção resgata a auto-estima e dignidade das pessoas. Sou apenas uma articuladora deste projeto.’

A presidente do Fussesp elogiou ainda o trabalho realizado pelas primeiras-damas de todo o Estado e lembrou que, na capital, o Fundo Social tem inaugurado uma padaria artesanal por semana, nas favelas. ‘Já são 6 mil padarias artesanais em todo o Estado. Todas doadas pela iniciativa privada e implantadas em parcerias com o Fussesp.’

Ela informou que no dia 25 de novembro estará no Paraguai e será recebida pelo presidente Nicanor Duarte Frutos, para visitar as padarias artesanais que estão em funcionamento naquele país.

O governador Geraldo Alckmin comentou que a primeira vez que ouviu falar do Centrinho foi há 30 anos. Disse que ele se destaca por ser um centro de excelência e referência internacional. ‘É uma instituição muito especial, que tem valores e princípios que a norteiam, sendo essas a razão do seu sucesso.’

Sobre as obras de conclusão do prédio anexo ao Centrinho, o governador disse que o Governo do Estado vai participar do emprendimento, por meio da Secretaria da Saúde e também da USP.

Durante a cerimônia, houve apresentações teatrais e musicais com a participação de pacientes do Centrinho. Estiveram presentes familiares, primeiras-damas e autoridades da região.

Emocionado, o superintendente do Centrinho de Bauru, José Freitas, conhecido como ‘tio Gastão’, lembrou que a instituição foi fundada há 37 anos e atende 4.864 municípios de todo o Brasil, além de 130 pacientes de outros países, beneficiando quase 70 mil pessoas.

Depois da homenagem, Lu Alckmin visitou o Centrinho para conhecer o funcionamento das padarias artesanais, que receberam inovações, por iniciativa do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital.

Um centro de excelência

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, o Centrinho-Bauru, é uma unidade pública especializada no atendimento a portadores de fissuras labiopalatais. Desde sua fundação em 1967, já beneficiou quase 70 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. A partir de 1997, o Centrinho passou a ter equipes em várias regiões do Brasil, descentralizando parte de seu atendimento. É pioneiro no implante coclear multicanal e considerado um centro de excelência pelo Ministério da Saúde.

Carlos Prado

Leia mais: Padarias Artesanais