Casais que não conseguem ter filhos receberão tratamento gratuito

Assistência será dada no Centro de Reprodução Humana, inaugurado no Hospital das Clínicas

qua, 12/02/2003 - 13h29 | Do Portal do Governo


Assistência será dada no Centro de Reprodução Humana, inaugurado no Hospital das Clínicas

Um centro de excelência no tratamento de infertilidade foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 12, na cidade de São Paulo. O Centro de Reprodução Humana Governador Mário Covas vai disponibilizar atendimento gratuito para casais que não conseguem ter filhos. Estima-se que 200 casais possam ser atendidos anualmente na unidade.

O investimento do Governo do Estado foi de R$ 3 milhões na montagem do Centro e aquisição de equipamentos. O governador Geraldo Alckmin participou da inauguração e vistoriou as novas instalações. Segundo ele, o local terá condições de diagnosticar corretamente o problema do casal, oferecer tratamento adequado e atuar na prevenção das causas para restabelecer a fertilidade natural.

A unidade está localizada no prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas (HC) e conta com 400 metros quadrados de área. De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, esta é uma das melhores e mais completas unidades do mundo no setor. ‘Com ela, será possível melhorar e humanizar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)’, disse.

O diretor do Centro, Sami Arap, também destacou o avanço que será alcançado a partir de agora. ‘Nas últimas três décadas, houve um grande desenvolvimento mundial na área de reprodução humana e este Centro atualiza o Hospital das Clínicas nessa área’, analisou.

Arap explicou que, além de oferecer assistência e tratamento aos pacientes do SUS e também para convênios ou particulares, o Centro irá formar novos profissionais na área e realizará um importante trabalho de pesquisa. Para Alckmin, este é um trabalho de vanguarda. ‘Vemos nesta ação a liderança do Hospital das Clínicas, que é um dos orgulhos de São Paulo. Aqui, será possível capacitar profissionais para expandir estes estudos para todo o País’, afirmou.

Alckmin também ressaltou o papel solidário deste Centro. Segundo ele, a fertilidade humana sempre foi objeto de mistério, mitos, tabus e crenças religiosas. ‘Sempre foi um motivo de preocupação e sonho das pessoas que querem ter filhos para escrever um livro na história. Hoje, este mistério passa a ser ciência aqui no Hospital das Clínicas. E tudo será feito com absoluto rigor ético’, observou.

O Centro trabalhará em parceria com as demais especialidades do HC. A equipe é formada por urologistas, ginecologistas, obstetras, geneticistas, biologistas, biomédicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

O Centro de Reprodução Humana Governador Mário Covas fica na Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, nº 155, dentro do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas.

Rogério Vaquero