Casa de Apoio da Acefama ganha novas instalações

Governador Alckmin autorizou mais R$ 86,9 mil para mais ampliações

sex, 08/03/2002 - 17h11 | Do Portal do Governo


A Casa de Apoio da Associação Casa de Emaús da Família Marcelina (ACEFAMA) poderá abrigar mais hóspedes a partir desta sexta-feira, dia 8, quando foram inaugurados os novos aposentos. O governador Geraldo Alckmin esteve presente na cerimônia e liberou mais recursos para a entidade.

‘É um privilégio termos, em São Paulo, um hospital como o Santa Marcelina, que atende não só a população da região mas até de outros estados’, argumentou Alckmin acrescentando que ‘a prova disso é a necessidade de ampliação dessa casa.’

Fundada há um ano, a Casa atende pessoas de baixa renda que se encontram em programa de transplante de medula óssea ou já transplantada. Os pacientes são hospedados com seus acompanhantes. A obra é filantrópica e se mantém com o trabalho de voluntários e recursos provenientes de projetos ligados a vários setores do Governo do Estado.

O imóvel onde funciona a Casa de Apoio foi adquirido com a ajuda do governador Mário Covas e reformado por particulares e Igrejas da Itália. Os pacientes recebem assistência educativa, social e espiritual.

A ACEFAMA foi fundada em julho de 2.000 por pessoas que participam do mesmo ideal das Irmãs da Congregação de Santa Marcelina, responsáveis pela associação. A irmã Giuseppina Raineri é presidente da ACEFAMA, diretora técnica da Casa de Saúde Santa Marcelina e diretora espiritual dos ‘Leigos Marcelinos’.

A ampliação foi possível após uma doação do empresário Antonio Ermírio de Moraes, somada aos resultados de eventos promovidos por voluntários. A casa, que oferecia seis beliches, cozinha, sala e galpão anexo, vai passar a atender os pacientes em 12 suites, com capacidade para duas ou três camas cada uma, além da cozinha e de duas salas de estar.

A casa ainda precisa passar por uma nova ampliação para melhorar ainda mais o atendimento prestado. Para essa segunda etapa da reforma, a meta será construir um refeitório, a sala administrativa, uma sala para atendimento, uma capela, varanda e mais quatro suítes. Durante o evento, o governador liberou R$ 86,9 mil para essa próxima etapa das obras.

Gláucia Basile / Gislene Lima