Carnaval: Sabesp orienta sobre o uso racional da água

População pode ajudar a combater o desperdício

qua, 06/02/2002 - 12h10 | Do Portal do Governo

Durante o carnaval cresce o consumo de água, principalmente nas cidades litorâneas, onde a população flutuante aumenta sensivelmente. Para evitar o desperdício, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), vinculada à Secrertaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, faz algumas recomendações aos usuários:

– Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes. Isto representa uma economia de até 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

– Só usar máquinas de lavar roupa e louças quando estiverem cheias. A lava-louça gasta 40 litros de água e a lava-roupa, 135 litros. Um tanque, com a torneira meio aberta, gasta em média 117 litros na casa e 279 litros no apartamento.

– Calçadas e quintais podem ser lavados com a água utilizada para lavar roupa. Um esguicho de torneira ligado por 15 minutos gasta cerca de 279 litros.

– Banho mais rápido é sinônimo de economia de água e energia elétrica. O tempo de banho pode ser reduzido de 15 para 5 minutos, se o chuveiro ficar desligado na hora de ensaboar-se. O consumo cai de 135 para 45 litros em uma casa e de 243 para 81 litros em um apartamento.

– Não deixar torneiras pingando. Um torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia ou 1.380 litros durante um mês. Um filete de dois milímetros representa 4,1 mil litros de água jogados fora em 30 dias. Um buraco de dois milímetros no encanamento para pressão de 15 metros de coluna de água desperdiça aproximadamente 3,2 mil litros em apenas um dia.