Carnaval: Sabesp dá dicas de economia de água e combate à dengue

Veja também os horários de atendimento durante o feriado

sex, 28/02/2003 - 16h32 | Do Portal do Governo

Durante os dias de Carnaval, os serviços de atendimento da Sabesp irão sofrer algumas alterações:

Os postos do Poupatempo funcionarão normalmente no dia 1º de março,
fechando nos dias 3 e 4 (segunda e terça-feira) e reabrindo na quarta-feira de cinzas, dia 5, às 13h;

As agências comerciais (agências de atendimento e escritórios regionais) não irão funcionar durante este período.

Por sua vez, os serviços de atendimento telefônico terão expediente normal. O 195 terá plantão 24 horas para casos de emergência e o Disk Sabesp (0800-119911) funcionará das 7h às 21h, para solicitações comerciais.

Multa para quem desperdiça água

Hábitos antigos como varrer a calçada com água ou lavar o carro pode
começar a sair caro. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto que estipula uma multa de 100 reais para quem desperdiçar água. A medida também vale para quem não presta atenção em vazamentos ou mantém a torneira aberta, sem necessidade.

Para orientar seus clientes, a Sabesp oferece, gratuitamente, cursos para pesquisas de vazamento em instalações hidráulicas. O curso oferece orientações para detecção de vazamentos, noções de instalações hidráulicas, além de todo o material didático sobre pesquisa de vazamentos, limpeza de caixa d’água e dicas referentes a correta utilização da rede de esgotos.

Além disso, os participantes assistem a palestras e filmes que abordam problemas relacionados à quantidade e qualidade da água doce no Brasil e no Mundo e conhecem alguns equipamentos economizadores de água.

As aulas são ministradas por empregados da empresa e têm duração de quatro horas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800-119911 (ligação gratuita) ou diretamente nas Agências de Atendimento.

Dicas para identificação de vazamentos internos

Os consumidores precisam ficar atentos a pequenos problemas hidráulicos, porém fáceis de serem resolvidos, que além de representar um grande desperdício de água, têm reflexos diretos no aumento das contas d’água.

Algumas ações simples podem ser tomadas para contribuir com a economia de água:
– torneiras que pingam continuamente, mesmo quando fechadas, devem ter o courinho de vedação trocado. Uma torneira gotejando pode representar um gasto desnecessário de até 46 litros por dia;
– para verificar se o vaso sanitário está com defeito, basta jogar cinzas (de cigarro, por exemplo) e verificar se esse material fica depositado no fundo do vaso (o que descarta a suspeita de vazamento). Caso contrário, há necessidade de uma vistoria na válvula ou na caixa de descarga, para solucionar o problema;
– o hidrômetro deve ser verificado, periodicamente, para se certificar que não há vazamentos. Mantenha aberto o registro do cavalete. Feche bem todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários. Feche completamente as torneiras de bóia das caixas, não permitindo a entrada de água. Marque os números do seu hidrômetro e, após uma hora, verifique se ele se movimentou. Caso ele tenha se movimentado, é sinal de que existe vazamento.

Agência Móvel atende população da Zona Norte

Com o objetivo atender aos clientes de baixa renda e residentes em áreas periféricas dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp leva dispõe de agência móvel que oferece todos os serviços que podem ser feitos em qualquer agência de atendimento.
O veículo é equipado com uma linha telefônica, microcomputador, impressora, televisor com vídeo, refrigerador e bebedouro.

O programa de agência móvel funciona desde setembro de 2002 e todo mês atende aos clientes em pontos diferentes de cada bairro. Nesta quinta-feira, dia 27, a agência estará na Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto, 1.000, Bragança Paulista e no dia 28, sexta-feira, a agência estará na Rua Antônio Simplício, 170, Vila Albertina.

Participação da Sabesp no combate à Dengue

A Sabesp organizou comissões de combate à Dengue dentro das unidades da empresa em todo o Estado. O objetivo principal é implantar e fiscalizar ações para erradicar possíveis focos da doença, além de manter informados os empregados e seus familiares – buscando também a formação de multiplicadores dos conceitos para a sociedade.

O trabalho dos grupos consiste em organizar vistorias periódicas nas
dependências da empresa, ministrar palestras de esclarecimentos, bem como a divulgação de informações e programas de conscientização.
As comissões, também, terão de elaborar relatórios, que serão apresentados ao Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, responsável pelo gerenciamento das ações em todo o Governo de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp