Carnaval: Monitores fazem prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Criado pela secretaria da Saúde programa conta com 400 monitores

qui, 20/02/2003 - 12h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta quinta-feira, dia 20, das 18 às 22 horas, o treinamento mensal de 400 monitores do programa Parceiros do Futuro. A ênfase da orientação, com a chegada do período pré-carnavalesco, é a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência.

O Parceiros do Futuro foi criado em agosto de 1999 pela Secretaria de Estado da Educação e oferece nos finais de semana atividades esportivas e culturais em escolas da rede pública. O programa abrange 400 estabelecimentos de ensino.

A coordenadora do programa Saúde da Mulher, do governo do Estado, Albertina Takiute explica que nos meses de novembro e dezembro aumenta o número de nascimentos. ‘As jovens, inclusive as adolescentes, engravidam mais durante o período de carnaval. Por isso há a necessidade de conscientização’, explica.

A coordenadora ressalta que as ações são ininterruptas. Na capital, mais de 100 jovens são recebidos diariamente na Casa do Adolescente, que atende no bairro de Pinheiros e oferece atendimento médico, odontológico e informações de prevenção.

A organização

O trabalho do programa é desenvolvido nas quadras, auditórios, pátios, salas e laboratórios de Informática das escolas. As atividades são coordenadas pelas secretarias de Estado em parceria com a comunidade, por meio de associações de bairro, empresas e fundações da região.

Os roteiros incluem cursos ministrados por voluntários, dinâmicas de grupo, shows e apresentações.Os temas trabalhados são das áreas de Educação, Esporte e Cultura. As palestras abrangem assuntos sobre saúde e direitos constitucionais, e os cursos são de teatro, canto, grafite, lambada, capoeira, axé, percussão, artes plásticas, basquete, artesanato, línguas estrangeiras e dança.

O Parceiros do Futuro superou os sete milhões de participantes. Foram mais de 280 mil atividades, 60% das quais realizadas por mais de dois mil voluntários das comunidades.

SERVIÇO

Casa do Adolescente
Rua Ferreira de Araújo, 789 – Pinheiros – São Paulo
Tel. (11) 3819-2022

Da Agência Imprensa Oficial
V.C.