Carnaval: Fundação Procon-SP orienta sobre os cuidados na compra e uso de preservativos

Uso do preservativo ainda é a melhor forma de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e aids

ter, 05/02/2002 - 10h27 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de garantir a saúde e segurança do consumidor, principalmente nesta época de carnaval, a Fundação Procon-SP vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, traz algumas orientações para a compra e utilização de camisinhas/preservativos.

Na hora da compra, o consumidor deve certificar-se de que o produto contenha a identificação completa do fabricante ou do importador. As informações sobre o número do lote e a data de validade também precisam estar claras.

É importante verificar se a embalagem do preservativo traz o símbolo de certificação do Inmetro, cuja finalidade é comprovar a qualidade do produto. A nota fiscal deve ser sempre exigida no ato da compra. Em caso de problemas, a nota ou o cupom do ponto de venda asseguram o direito de poder reclamar.

Se o preservativo for retirado gratuitamente em campanhas, o consumidor deve conhecer o nome da instituição responsável pela doação. O cuidado é necessário para que se saiba a procedência do material, quais são as garantias oferecidas e, em caso de dúvidas, pedir esclarecimentos.

Por ser confeccionado em látex de borracha, o calor e a umidade deformam o preservativo, tornando-o impróprio para uso. Por isso, é melhor não comprar em camelôs, ambulantes, ou outros locais onde o produto fique exposto a condições desfavoráveis de tempo, como chuva ou sol.

Para garantir o uso correto da camisinha/preservativo e evitar riscos, o consumidor deve ler atentamente as instruções contidas na bula, geralmente impressas na própria embalagem, ou em outro material informativo.

Não se deve utilizar preservativos que estejam muito tempo guardados em locais abafados, como bolsos de calça, carteiras ou porta-luvas de carro, pois ficam mais sujeitos ao rompimento. Deve-se evitar, igualmente, o uso de preservativos sobrepostos, pois também podem se romper com o atrito ou até mesmo se soltar/enrolar.

Vale lembrar que o uso do preservativo durante a relação sexual é a melhor e a mais segura forma de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, além de prevenir a gravidez.

Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas ao Procon-SP, por meio do atendimento telefônico 1512, ou pessoalmente, nos postos de atendimento do Poupatempo:
– Itaquera (metrô Corinthians-Itaquera),
– Sé (Praça do Carmo s/nº ) e
– Santo Amaro (Rua Amador Bueno 176/258).

Orientações sobre consumo também estão disponíveis no site: www.procon.sp.gov.br