Carnaval: Cinco mil jovens participam de Campanha contra a Aids no Carnaval

nd

sáb, 09/02/2002 - 10h47 | Do Portal do Governo

Durante o Carnaval cinco mil jovens que integram o programa Serviço Civil Voluntário da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho estarão participando de uma campanha contra a Aids, distribuindo 70 mil preservativos.

O projeto, coordenado pela Secretaria, é realizado em parceria com os Ministérios da Justiça e do Trabalho. Na esteira desse projeto, o Governo do Estado de São Paulo vem mobilizando jovens de 18 anos de idade para o programa Jovem Cidadão. O projeto Serviço Civil Voluntário foi elaborado para despertar no jovem a responsabilidade e a solidariedade social, ao mesmo tempo em que o prepara para o mundo do trabalho.

A proposta é inserir o jovem na sociedade para que realize trabalhos na comunidade onde reside. O Programa Serviço Civil Voluntário, já implantado em 100 municípios paulistas, além da campanha contra a Aids, desenvolve outras atividades em benefício da comunidade.

As ações das equipes já são reconhecidas em campanhas de combate à dengue, de conscientização de cidadania, de revalorização de bairros e vilas das periferias e até mesmo na formação de cooperativas de reciclagem de lixo.

Além de propiciar uma vivência concreta de prestação de serviços à comunidade, o programa visa aumentar a escolaridade básica dos jovens, propiciando a eles noções de educação, de direitos humanos e de qualificação profissional.

Para pertencer ao programa o candidato passa por um curso básico de informática e recebe R$ 65,00 por mês, vale transporte, lanche e seguro de vida, durante as atividades. A meta visa também fornecer aos jovens orientações, para melhorar a sua auto-estima a fim de por em prática ideais de transformação da realidade socio-econômica das comunidades onde vivem.

A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho está agendando datas e locais para novas inscrições, que serão futuramente divulgadas.

Alcindo Garcia