Cargas Perigosas: Ipem fiscaliza 27 caminhões

Foram autuados 11 caminhões e apreendidos 5 certificados de inspeção

sex, 25/06/2004 - 19h52 | Do Portal do Governo

Trincas, vazamentos, sistema de freio defeituoso, pneus lisos, falhas elétricas foram algumas das irregularidades identificadas nesta sexta-feira, dia 25, durante fiscalização do transporte de produtos perigosos realizada na região de Campinas.

A ação, coordenada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 27 caminhões. Destes, 11 foram autuados e cinco tiveram o certificado de inspeção (documento que garante o direito para o transporte de produtos perigosos) apreendido.

Os proprietários dos caminhões autuados têm, a partir desta sexta-feira, dia 25, 15 dias para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. Após este período, a superintendência do Instituto realizará análises jurídica e administrativa para fixar a penalidade, que pode variar de advertência a multas, com valores entre R$ 400,00 a R$ 5 mil. Em caso de reincidência das irregularidades os valores das multas dobram.

Já os veículos que tiveram o certificado de inspeção retido só poderão voltar a trafegar após regularizarem, junto ao Ipem-SP, todos os problemas identificados. A maioria dos caminhões fiscalizados, na operação de hoje, transportava álcool ou gás GLP.

Vazamentos

De janeiro a junho deste ano, O Ipem-SP fiscalizou 246 veículos e equipamentos de transporte de produtos perigosos na região de Campinas. No total, 205 apresentaram irregularidades, ou seja, mais de 86% dos veículos inspecionados, uma porcentagem de irregularidades muito alta. Desse total, 97 foram autuados e 45 tiveram o certificado de inspeção retido.

Outro dado preocupante é o número de caminhões com vazamento. Mais de 10% dos veículos fiscalizados, o que demonstra a falta de conservação nos equipamentos de transporte como carroceria e tanques.

Da fiscalização dessa sexta-feira participaram 10 metrologistas do Ipem-SP. A ação contou, ainda, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da concessionária da SP-127, rodovia Antônio R. Schinchariol, onde aconteceu a fiscalização.

Dos cerca de 80 mil veículos de transporte de produtos perigosos em circulação no país, 60% trafega por São Paulo. Fiscalizações são fundamentais para a segurança do meio ambiente e das pessoas que têm algum tipo de contato direto ou indireto com substâncias perigosas.

Em caso de denúncia, dúvida ou sugestões, o Ipem-SP disponibiliza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a linha da ouvidoria: 0800 13 05 22. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer cidade do estado.