Carceragem em Distrito Policial da zona leste da capital é desativada

Na próxima segunda-feira, dia 23, outras quatro carceragens terão as grades derrubadas

qua, 18/05/2005 - 16h07 | Do Portal do Governo


A carceragem do 29º Distrito Policial (DP), no bairro da Vila Diva, zona leste da capital, teve as grades derrubadas nesta quarta-feira, dia 18, pelo governador Geraldo Alckmin. Com isso, sobe para 44 o número de carceragens desativadas em distritos policiais na capital. No evento, o governador anunciou que na próxima segunda-feira, dia 23, outros quatro DPs terão as celas retiradas. São eles: 28º (Freguesia do Ó), 5º (Aclimação), 102º (Capela do Socorro) e 43º (Cidade Ademar).

A manicure Hosana de Souza Medeiros, que trabalha ao lado do 29º Distrito Policial, no bairro de Vila Diva, zona leste da capital, há quase 24 anos, comemorava a retirada dos detentos. Ela lembrou que, embora nenhum preso tenha fugido, os moradores conviviam com tentativas de fuga e rebeliões.

A carceragem do 29º DP tinha capacidade para 30 detentos, mas chegou a ter quase 200.

Na opinião do proprietário de uma imobiliária no bairro, Reginaldo Freitas dos Santos, a retirada dos presos deverá elevar a procura por imóveis nas imediações da delegacia. Ele prevê uma valorização das casas.

Nivaldo Antonio Marim, que mora há 59 anos ao lado da delegacia, diz que a delegacia sem presos impõe respeito.

Com a desativação de hoje, restam 33 distritos policiais com presos na capital. Quatro terão as carceragens desativadas na próxima segunda-feira. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, 15 distritos continuarão tendo espaço para presos, sendo oito em delegacias seccionais. “As outras sete serão destinadas a casos excepcionais, como prisão por não pagamento de pensão ou de pessoas com diploma universitário. Mas serão espaços menores”, explica.

Ao todo, 142 carceragens tiveram os presos retirados e as grades derrubadas no Estado, sendo 46 em DPs, 95 cadeias públicas, além da cadeia do Depatri. Isso significa que 16.888 presos foram transferidos para Centros de Detenção Provisória (CDPs) e Penitenciárias.

O Governo do Estado já entregou mais de 61.000 vagas prisionais. Ainda este ano estão sendo abertas mais de 9.000 vagas na penitenciárias do Estado.

Para abrigar os presos que serão transferidos estão sendo construídas três penitenciárias com capacidade para mais de 1.500 presos nas cidades de Guareí, Lavínia e Balbinos. As penitenciárias de Guarulhos e Franco da Rocha I e II serão convertidas em CDPs, totalizando mais 3.500 vagas.

Cíntia Cury