Caravanas do Conhecimento: Crianças chegam hoje às praias de São Paulo

Viagens começam sempre às segundas-feiras; serão 204 delegações de 164 municípios visitantes

seg, 10/01/2005 - 13h13 | Do Portal do Governo

O maior programa de turismo cultural realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, teve início hoje, 10 de janeiro. As crianças selecionadas para participarem da edição 2005 do Interior na Praia, já estão chegando no litoral e ainda hoje irão ver o mar pela primeira vez em suas vidas.

Nestas férias de verão, cerca de oito mil crianças entre 9 a 11 anos de idade, alunas de escolas estaduais e municipais de todo o estado de São Paulo e da Fundação Abrinq, serão beneficiadas.

O programa Caravanas do Conhecimento permite que as crianças que não poderiam viajar com recursos próprios, conheçam realidades completamente diferentes das que estão acostumadas a vivenciar em seu dia a dia, tendo a oportunidade de passar uma semana de férias no litoral.

As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Serão 204 delegações de 164 municípios visitantes.

As crianças do Interior, Capital e Grande São Paulo têm como destino os municípios de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Confira a programação das atividades de lazer, culturais e esportivas das cidades hospedeiras, no site da Fundação Cepam.

Preparação dos monitores

De 13 a 18 de dezembro de 2004, foram realizadas oficinas de treinamento em São Paulo (campus da USP), Itatinga, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba, para 13 Regiões Administrativas do Estado, que capacitaram 946 pessoas entre monitores, motoristas, policiais militares e guardas municipais.

Os monitores que acompanharão as crianças receberam treinamento completo, noções de primeiros-socorros, procedimentos de segurança e emergenciais. Um boneco foi utilizado para simulações durante o treinamento de primeiros-socorros.

Estrutura de apoio – Interior na Praia

Cada delegação é composta de 20 meninas e 20 meninos, um motorista, quatro monitores (um para cada dez crianças), um policial militar ou guarda municipal.

Todas as viagens são monitoradas pela Polícia Militar e Rodoviária através das faixas que identificam os ônibus. Na praia, os participantes do programa são observados pelo Corpo de Bombeiros e Guarda-Vidas.

As escolas da Rede Oficial de Ensino são adaptadas para receber as crianças. São oferecidos bonés, camisetas, cartazes, faixas, colchonetes e cinco refeições diárias, sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

Realização:
Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Economia e Planejamento

Secretaria da EducaçãoCoordenação:
Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Cepam

(LRK)